Curta nossa página

Caesb abre edital para construir captação de água no Paranoá

Publicado

Foto/Imagem:


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) publicou nesta quinta-feira (9) uma chamada de licitação para implementar a captação de água no Lago Paranoá. Segundo o órgão, o sistema terá capacidade para abastecer cerca de 600 mil pessoas na área norte do DF. A previsão é de que a operação comece em 2018.

A publicação desta quinta se refere à primeira etapa das obras, com valor estimado de R$ 175,5 milhões. Segundo a Caesb, serão investidos R$ 400 milhões até o fim do projeto, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A captação inicial é estimada em 2,1 mil litros por segundo, número que pode chegar a 2,8 mil quando o sistema estiver em plena operação.

O Sistema Produtor de Água Paranoá deve fornecer água tratada às regiões de Sobradinho I e II, Planaltina, Itapoã, São Sebastião, Lago Norte e condomínios como o Grande Colorado. A estação de captação será construída na Ermida Dom Bosco.

O projeto prevê a construção ou ampliação de nove reservatórios em regiões próximas ao lago. Segundo a Caesb, a captação não compromete o nível do lago. “O limite estabelecido foi analisado e aprovado pelas agências reguladoras”, diz o assessor especial da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Caesb, Antonio Luís Harada.

Atualizado em 10/04/2015 – 09:46.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana