Segurança
Polícia Militar retoma operação para reduzir índices de criminalidade

Dois dias após ser anunciado como o novo comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Marcos Antônio de Oliveira Nunes retomou a operação Redução dos Índices de Criminalidade (RIC). Na tarde desta sexta-feira (8), uma tropa de 600 militares saiu do Comando-Geral da PM, no Setor Policial Sul, e ganhou as ruas do Distrito Federal com foco na diminuição de três delitos: homicídio e roubos a coletivos e a residências.
Segundo o comandante-geral, a operação não tem data para acabar. “Vai durar o tempo que julgarmos necessário. Vamos para as ruas com entusiasmo, pois a sociedade precisa do nosso esforço.” Os PMs vão concentrar o patrulhamento em regiões que apresentaram as maiores manchas criminais de Brasília, de acordo com levantamento da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
A secretária Márcia de Alencar Araújo esteve no relançamento e ressaltou a importância da corporação para consolidar e ampliar as conquistas do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. “Vamos integrar os esforços e com o êxito dessa e de outras operações iremos ainda mais além do que alcançamos em 2015”, disse a titular da Segurança Pública e da Paz Social.
Revista a ônibus
Logo após retomar a operação RIC, os policiais militares se dirigiram para diversas regiões administrativas. Uma das blitze foi montada na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), no fim da tarde, e parou linhas de ônibus frequentemente assaltadas. Todos os passageiros tiveram de descer para ser revistados. Para abordar mulheres, as tropas contavam com efetivo do sexo feminino.
Embora fossem levar mais tempo para chegar ao destino, passageiros que seguiam nos coletivos parados pela PM apoiavam a ação. O eletricista Frank Wellisson de Oliveira, de 22 anos, defende ações permanentes da PM nos ônibus. “Vale a pena chegar um pouco atrasado em casa, mas ter certeza de que nada vai acontecer com a gente.”
O motorista de um dos coletivos abordados, Franklin Monteiro, de 47 anos, também considera positiva a iniciativa. “É uma ação que inibe os ladrões”, avaliou. “Graças a Deus, nunca fui assaltado, mas praticamente todos os meus colegas já foram, muitos até acabaram agredidos.”

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal