Curta nossa página

Combate à corrupção

Polícia Civil lança canal para denuncia de lavagem de dinheiro

Publicado

Foto/Imagem: Pixabay


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio do Departamento de Inteligência e Gestão da Informação (DGI), lança canal online para recebimento de denúncias do crime de lavagem de dinheiro.



O canal conta com guia de perguntas para facilitar o preenchimento da denúncia pela população, colaborando assim para as investigações da PCDF.

A iniciativa se alinha a uma ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), promovida pelo Ministério da Justiça. A Ação 11 da ENCCLA 2018, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), trata do aperfeiçoamento das polícias civis na investigação do crime de lavagem de dinheiro. Em reunião ocorrida na cidade de São Paulo, no último mês de abril, o CONCPC aprovou resolução elencando medidas para qualificar a atuação das polícias civis neste tipo de repressão.

O Diretor do DGI, delegado George Couto, que também representa o CONCPC junto à ENCCLA, explica que as polícias civis do país se especializam cada vez mais na investigação do crime de lavagem de dinheiro, com modernas técnicas que buscam descapitalizar organizações criminosas e promover o controle de criminalidade. “A participação da população do Distrito Federal é de fundamental importância para identificação de pessoas que ocultam valores de origem ilícita ou mesmo apresentam um padrão de vida incompatível com a atividade profissional declarada, o que pode ser decorrente de práticas criminosas”, enfatiza.

A Lavagem de Dinheiro

Os crimes de lavagem de dinheiro estão previstos na Lei n. 9.613, de 03 de março de 1998 e são decorrentes da ocultação ou dissimulação de bens ou valores obtidos ilicitamente pela prática de outros crimes, como a corrupção e o desvio de recursos públicos, o tráfico de drogas, os roubos, os estelionatos, ou qualquer outro que gere proveitos financeiros.

Outras formas de denúncia

Além do canal online no site, a população também pode denunciar pelo telefone 197, pelo e-mail [email protected] e pelo número de WhatsApp (61) 98626-1197.

Atualizado em 13/06/2018 – 14:25.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana