Curta nossa página

Plano de combate a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti chega a Planaltina

Publicado

Foto/Imagem:


Planaltina recebe a partir desta segunda-feira (21) atividades do Plano de Ação para o Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti. Mais de 4 mil casas da região administrativa serão visitadas em seis dias de trabalho — de hoje até 30 de dezembro, com pausa na quinta (24), devido ao feriado de Natal, e retorno no dia 28.

Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, presente no início das ações, o inseto transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus deve ser combatido diariamente e por todos os cidadãos. “Se cada pessoa dedicar parte do dia ou da semana para identificar focos de reprodução do mosquito em suas casas, nós vamos vencer este desafio”.

O secretário de Saúde, Fábio Gondim, disse que embora o número de casos da dengue neste ano (9.446 até a segunda semana de dezembro) tenha sido menor em relação a 2014 é necessário reduzi-lo ainda mais. Segundo ele, a população precisa entender que a dengue não é simplesmente uma gripe mais forte. “A doença mata e inviabiliza a pessoa para o trabalho”, alertou. Gondim destacou ainda os casos do zika vírus, que causa deformidade em bebês e requer mais cuidados por parte das mulheres grávidas.

A força-tarefa é composta por cem militares do Exército, 50 da Marinha, cem bombeiros militares, 20 agentes da Defesa Civil, 30 da Vigilância Ambiental de Planaltina, da Secretaria de Saúde, 18 servidores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e outros 16 do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). As equipes vão orientar os moradores, inspecionar as residências e retirar o lixo das ruas.

Cuidado com plantas
A casa da funcionária pública federal Helena Alarcão, de 64 anos, foi a primeira a ser visitada hoje. Ela recebeu orientações sobre cuidados a serem tomados, principalmente, com plantas. “Tenho de evitar água parada nos pratinhos e colocar areia neles para impedir que isso aconteça”, contou a moradora.

Também estavam na operação o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; o subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Sérgio Bezerra; o comandante do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, do Comando do 7º Distrito Naval, Odair do Nascimento Junior; e o administrador regional de Planaltina, Vicente Salgueiro.

Sobradinho II
Na semana passada, a campanha de enfrentamento a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti esteve em Sobradinho II. Segundo balanço da Secretaria de Saúde, agentes da Vigilância Ambiental e bombeiros militares visitaram 1,9 mil imóveis da região administrativa. O SLU recolheu 3,25 mil toneladas de lixo e materiais sem utilidade e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), 960 toneladas.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense