Curta nossa página

Orquestra sinfônica promove concerto pela paz nesta terça (24)

Publicado

Foto/Imagem:


Reforçando seus laços com diversos países, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (Ostncs) promove nesta terça-feira (24), às 20 horas, uma noite em homenagem ao povo salvadorenho. Batizada de Concerto pela Paz, a Vida e a Justiça em El Salvador, a noite celebra a retomada da democracia e de melhores condições de vida para o povo daquele país.

A apresentação faz parte da programação de 2015 da orquestra, que tem agenda fixa às terças-feiras, no mesmo horário e de graça, neste ano no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Realizado no Auditório Planalto, o concerto desta semana terá no programa peças do tcheco Antonín Dvorák, do alemão Robert Schumann e do brasileiro Heitor Villa-Lobos. O jovem violonista Victor Santana será o solista da apresentação.

De Dvorák, será executada a Serenata Op.44, para Sopros, Violoncelos e Contrabaixos, peça em estilo eslavo (composta antes das Danças Eslavas), que resgata a atmosfera dos concertos em antigos castelos. Em sua sonoridade, há toques de marchas, polcas e danças folclóricas europeias.

Schumann será representado pela Sinfonia nº 2, a terceira concluída por ele, já enfrentando manifestações dos distúrbios psiquiátricos que o levariam à morte. Ao tornar-se célebre, a peça chamava a atenção por seu teor metafísico e por refletir sua batalha contra o estado de melancolia que o rondava, variando entre estados de contenção e euforia.

Representante máximo da música erudita brasileira, Heitor Villa-Lobos será lembrado com seu Concerto para Violão e Orquestra. Em 1939, o compositor já tinha uma sólida carreira internacional, e a composição foi um pedido do violonista espanhol Andrés Segovia, considerado o pai do violão erudito moderno. Nesta obra, composta 14 anos após a encomenda de Segovia, Villa-Lobos sintetiza sua rica produção para violões.

Morador de Sobradinho e com apenas 24 anos, o jovem violonista Victor Santana será o solista da obra de Villa-Lobos. Vencedor de importantes concursos musicais, Santana já fez concertos no exterior e nas principais capitais do País e gravou seu primeiro CD solo em 2013. “A Orquestra Sinfônica de Brasília valoriza os jovens talentos musicais de Brasília”, afirma o maestro titular, Cláudio Cohen, que será o regente do concerto.

Concerto pela Paz, a Vida e a Justiça em El Salvador – Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro
Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto (800 lugares)
Eixo Monumental, lote 5 – 3214-2744
Terça-feira (24), às 20 horas
Entrada Franca sujeita a lotação

Atualizado em 24/03/2015 – 20:40.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana