Curta nossa página

Capão Comprido

Ocupações irregulares em área pública de São Sebastião começam a ser retiradas

Publicado

Foto/Imagem:


Sob o comando da Agência de Fiscalização (Agefis), começaram na manhã desta terça-feira (12) os trabalhos para retirada de casas irregulares em São Sebastião, no local conhecido como Capão Comprido, perto do Parque da Vaquejada. Foram removidas janelas e portas de três moradias de um total de 68 construções de alvenaria em área pública e que devem ser demolidas, em princípio, até sexta-feira (15). Em virtude da chuva, o serviço foi suspenso.



Segundo a agência, o início da construção dos barracos se deu no primeiro semestre do ano passado. O local é fruto de loteamento feito por grileiros e fica próximo de onde ocorre a encenação da via-sacra. Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a região é de risco, e o solo, propício a erosões. Durante os trabalhos, uma família pediu transporte dos móveis para casa de parentes no Recanto das Emas e foi atendida. Uma mulher sentiu-se mal, e os bombeiros verificaram a pressão dela, que estava normalizada.

Assim como em 2015, quando o governo de Brasília promoveu desocupações no Sol Nascente, em Ceilândia; em Vicente Pires; e na orla do Lago Paranoá, o Executivo retoma, logo no início de 2016, a política de combate à ocupação desordenada do solo.

Tumulto
Houve resistência por parte de 600 moradores, que cercaram as construções. Alguns subiram nos telhados e outros jogaram pedras. A Polícia Militar garantiu a segurança. Mesmo assim, o motorista da pá mecânica foi atingido por estilhaços de vidro da janela quebrada, e a mão do tenente-coronel da PM Rogério Miranda também sofreu leves escoriações.

Além da Agefis, Ibram, bombeiros e PM, participaram da ação a Companhia Energética de Brasília, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, o Departamento de Trânsito, a Companhia de Saneamento Ambiental, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Marlene Azevedo, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal e o Serviço de Limpeza Urbana.

Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Atualizado em 13/01/2016 – 08:58.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana