Curta nossa página

Capão Comprido

Ocupações irregulares em área pública de São Sebastião começam a ser retiradas

Publicado

Foto/Imagem:


Sob o comando da Agência de Fiscalização (Agefis), começaram na manhã desta terça-feira (12) os trabalhos para retirada de casas irregulares em São Sebastião, no local conhecido como Capão Comprido, perto do Parque da Vaquejada. Foram removidas janelas e portas de três moradias de um total de 68 construções de alvenaria em área pública e que devem ser demolidas, em princípio, até sexta-feira (15). Em virtude da chuva, o serviço foi suspenso.

Segundo a agência, o início da construção dos barracos se deu no primeiro semestre do ano passado. O local é fruto de loteamento feito por grileiros e fica próximo de onde ocorre a encenação da via-sacra. Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a região é de risco, e o solo, propício a erosões. Durante os trabalhos, uma família pediu transporte dos móveis para casa de parentes no Recanto das Emas e foi atendida. Uma mulher sentiu-se mal, e os bombeiros verificaram a pressão dela, que estava normalizada.

Assim como em 2015, quando o governo de Brasília promoveu desocupações no Sol Nascente, em Ceilândia; em Vicente Pires; e na orla do Lago Paranoá, o Executivo retoma, logo no início de 2016, a política de combate à ocupação desordenada do solo.

Tumulto
Houve resistência por parte de 600 moradores, que cercaram as construções. Alguns subiram nos telhados e outros jogaram pedras. A Polícia Militar garantiu a segurança. Mesmo assim, o motorista da pá mecânica foi atingido por estilhaços de vidro da janela quebrada, e a mão do tenente-coronel da PM Rogério Miranda também sofreu leves escoriações.

Além da Agefis, Ibram, bombeiros e PM, participaram da ação a Companhia Energética de Brasília, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, o Departamento de Trânsito, a Companhia de Saneamento Ambiental, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Marlene Azevedo, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal e o Serviço de Limpeza Urbana.

Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense