Curta nossa página

Infração gravíssima

Número de condutores autuados por uso do celular ao volante sobe 20%

Publicado

Foto/Imagem:


Igor Nogueira

Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 45 mil condutores foram autuados por utilizar o celular enquanto dirige. O número representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando quase 38 mil infrações do tipo foram contabilizadas. Em média, 186 condutores são flagrados diariamente falando ou manuseando o celular. Os dados são do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF).

O uso do aparelho prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo resposta diante de uma ocorrência súbita no trânsito. De acordo com o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o uso do celular na direção de veículo é tão preocupante quanto à ingestão de bebida alcoólica.

Penalidade

Desde novembro de 2016, com a alteração no Código de Trânsito Brasileiro, houve mudança na natureza da infração, passando de média a gravíssima. Antes a penalidade era multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH, atualmente, o condutor flagrado utilizando o celular recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.

Campanha educativa

Desde o ano passado, o Detran promove a campanha Pare de Dirigir Teclando. A ideia é chamar a atenção da população sobre o risco de manusear o celular enquanto dirige. Além de ações de conscientização, é realizada a distribuição do adesivo, idealizado por integrantes de motoclubes de Brasília.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense