Cidades

Mutirão da UnB distribui teste rápido de HIV na rodoviária do Plano Piloto

em

Mutirão organizado pela Universidade de Brasília (UnB) deve distribuir mais de 300 testes rápidos para detecção do HIV nesta segunda-feira (25), na rodoviária do Plano Piloto. A ação ocorre na estação central do Metrô, no subsolo do terminal, entre 9h e 16h.

Caso o resultado seja positivo para o vírus, a pessoa será encaminhada imediatamente a um dos serviços de referência para iniciar o tratamento. Os testes são gratuitos e oferecidos em parceria com o Metrô e a Secretaria de Saúde. O mutirão também vai distribuir camisinhas masculinas e material informativo.

A gerência de DST/Aids/Hepatites Virais da pasta afirma que o aconselhamento antes e depois da testagem é importante para tentar calcular quando ocorreu a infecção. Se a exposição ao risco de contágio aconteceu há menos de 30 dias, o teste pode gerar um resultado “falso negativo”.

Isso acontece porque o corpo demora algum tempo para reagir ao HIV e produzir anticorpos – é a chamada janela imunológica. Em janeiro de 2015, o governo do DF começou a oferecer, gratuitamente, os comprimidos “3 em 1” para o controle do vírus.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile