Curta nossa página

Até às 16h

Mutirão da UnB distribui teste rápido de HIV na rodoviária do Plano Piloto

Publicado

Foto/Imagem:


Mutirão organizado pela Universidade de Brasília (UnB) deve distribuir mais de 300 testes rápidos para detecção do HIV nesta segunda-feira (25), na rodoviária do Plano Piloto. A ação ocorre na estação central do Metrô, no subsolo do terminal, entre 9h e 16h.

Caso o resultado seja positivo para o vírus, a pessoa será encaminhada imediatamente a um dos serviços de referência para iniciar o tratamento. Os testes são gratuitos e oferecidos em parceria com o Metrô e a Secretaria de Saúde. O mutirão também vai distribuir camisinhas masculinas e material informativo.

A gerência de DST/Aids/Hepatites Virais da pasta afirma que o aconselhamento antes e depois da testagem é importante para tentar calcular quando ocorreu a infecção. Se a exposição ao risco de contágio aconteceu há menos de 30 dias, o teste pode gerar um resultado “falso negativo”.

Isso acontece porque o corpo demora algum tempo para reagir ao HIV e produzir anticorpos – é a chamada janela imunológica. Em janeiro de 2015, o governo do DF começou a oferecer, gratuitamente, os comprimidos “3 em 1” para o controle do vírus.

Atualizado em 25/01/2016 – 15:24.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana