Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Manoelzinho do Táxi

MPDFT obtém condenação de conselheiro do TCDF por improbidade administrativa

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) conseguiu na última sexta-feira, dia 29, condenação parcial do conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel Paulo de Andrade Neto, conhecido como Manoelzinho do Táxi, por prática de atos de improbidade administrativa. A 3ª Vara de Fazenda Pública do DF condenou Manoelzinho ao pagamento de multa civil no valor equivalente a três vezes da remuneração do cargo de Conselheiro do TCDF, na época dos fatos.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) ajuizou, em novembro de 2015, ação de improbidade administrativa contra Manoel Neto, em razão da acusação de o réu ter participado ilegalmente no processo de fiscalização dos serviços de táxis. Manoelzinho, por ser permissionário do serviço, estaria impedido de intervir no caso e agiu a fim de evitar que uma eventual medida adotada pelo TCDF viesse a prejudicá-lo.

Entenda o caso
Manoel é permissionário de táxi desde 1977 e conselheiro do TCDF desde 2000. O regimento interno do TCDF prevê que conselheiros com interesse pessoal em determinado procedimento estão impedidos de atuar. Apesar disso, ele teria participado de, pelo menos, cinco votações do processo de fiscalização dos serviços de táxi, iniciado em 2008, deixando o caso apenas em 2015, depois da divulgação da imprensa.

O réu apresentou contestação, defendendo a legalidade de sua participação nos julgamentos questionados. Manoelzinho alegou que não escondeu sua condição de permissionário do serviço de táxi, fato que provocaria a inexistência de motivos para a sua suspeição ou impedimento mencionados pelo MPDFT. O réu alegou ainda que forneceu toda a documentação exigida por lei ao tomar posse como membro do TCDF.

O juiz entendeu que a atuação do conselheiro funcionou como manobra política para obter a suspensão do processo, entretanto, tal fato não influenciou nos resultados do mesmo, o que contribuiu para a diminuição da pena, restringindo-a a multa.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.