Curta nossa página

Mostra que levou a história de Brasília a galerias internacionais chega à capital

Publicado

Foto/Imagem:


A partir desta sexta (24), o público poderá ver detalhes da capital do País quando ela ainda estava no plano das ideias de seus criadores. Até 31 de maio, a Galeria Athos Bulcão abrigará mais de 300 peças — entre fotografias, objetos, mapas, vídeos e maquetes — na mostra Brasília 55 anos – da utopia à capital. Antes de chegar ao Brasil, a exposição passou por Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, França, Índia e Portugal e foi vista por aproximadamente 300 mil pessoas. “Queria mostrar Brasília para o mundo”, afirmou a produtora cultural e curadora do evento, Danielle Athayde.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, presenciou a abertura. “Como brasiliense e apaixonado pela cidade, fico feliz ao perceber que o objetivo de Brasília é, cada vez mais, tornar-se um polo cultural”, afirmou.

A mostra traz registros da vanguarda dos traços do arquiteto Oscar Niemeyer e dos planos do urbanista Lucio Costa. Há ainda registros da construção da cidade — por exemplo, do fotógrafo alemão Peter Scheier, que viveu no Brasil de 1938 a 1975 —; imagens aéreas atuais feitas por João Facó; obras de Athos Bulcão; e espaços dedicados a Juscelino Kubitschek e Roberto Burle Marx.

O material, dividido em oito blocos, segue uma linha do tempo que conta a história da gênese da criação de Brasília — desde 1751 até a inauguração em 21 de abril de 1960. Também será exibida uma maquete de 2010, produzida por Antônio José Pereira de Oliveira, na dimensão de 6 metros x 4,80 metros.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, destacou que a mostra é um incentivo para a produção cultural local. “Estamos vivendo o movimento inverso: da capital à utopia. Nossa cidade caminha para ser cada vez mais bacana”, brincou.

Durante a exposição, haverá o lançamento do catálogo, que estará disponível em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e alemão). Após Brasília, a mostra seguirá para Recife, mas ainda não há data prevista.

Brasília 55 anos – da utopia à capital
De 24 de abril a 31 de maio
Galeria Athos Bulcão, anexa ao Teatro Nacional (Via N2)
Visitação todos os dias da semana, das 10 às 20 horas
Entrada gratuita

Atualizado em 27/04/2015 – 08:12.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana