Mistura de ritmos marca primeira noite de festa para Brasília

A artista pernambucana Lia de Itamaracá e o projeto Som na Rural fecharam a primeira noite de comemorações dos 55 anos do aniversário de Brasília. A cirandeira subiu em um palco montado na praça do Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, diante de um público animado de cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Lia apresentou o ritmo típico da cultura de Pernambuco do qual ela é referência mundial.
O governador Rodrigo Rollemberg assistiu ao show e até se arriscou na coreografia típica da ciranda. “Brasília é isso, ela une todas as manifestações culturais do País”, disse. “Este é o momento [aniversário de Brasília] de concentrar energia positiva para o desenvolvimento da cidade.”
Antes de Lia, foi a vez da banda indígena Walê Fulni-ô, também de Pernambuco, mas velha conhecida da capital federal, principalmente por alunos de escolas públicas. O grupo formado por dez índios da tribo Fulni-ô vem a Brasília anualmente durante o mês de abril para visitar escolas e aproximar as crianças da cultura indígena.
Artistas locais
Neste ano, artistas de Brasília estão tendo mais espaço na comemoração do aniversário da cidade. A dupla de violeiros Volmi Batista e Aparício Ribeiro faz parte da parcela de pessoas que nasceram em outra unidade da Federação e escolheram Brasília como moradia. Eles são de Minas Gerais e vieram ainda na década de 1970. “Tudo o que construí foi em Brasília e eu estou feliz em ver que nós, artistas locais, estamos tendo mais espaço nesta festa”, comemorou Aparício.
A dupla fundou o Clube Caipira de Brasília e criou o Encontro Nacional de Folia de Reis. “A cultura caipira tem força suficiente para ocupar espaços ainda maiores na capital”, garantiu Volmi. Também da cidade, o quinteto de metais Brasília Brass tocou de flamenco a chorinho e completou a primeira noite de comemorações.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal