País contra o Aedes aegypti
Ministro da Saúde e governador participam de encerramento do Saúde na Escola

O encerramento da Semana Saúde na Escola 2016, do governo federal, ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), no Centro de Ensino nº 1 da Estrutural, com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Castro, e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. O programa mobilizou 18 milhões de estudantes de instituições de ensino da rede pública de todo o País contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A iniciativa oficial terminou, mas os trabalhos pedagógicos sobre cuidados para evitar a proliferação do inseto continuam durante o ano letivo.
O ministro ressaltou a importância de instruir os jovens na adoção de práticas que evitem formar criadouros do mosquito. “As crianças e os adolescentes são sempre mais receptivos a novos hábitos e novas informações, e a nossa grande esperança é que eles contribuam com a informação nas casas estimulando os pais a se envolverem cada vez na mobilização social.”
No evento, Rollemberg afirmou que a participação em escolas é fundamental para envolver a comunidade nos trabalhos contra o Aedes aegypti. O chefe do Executivo local acrescentou que investe em equipamentos para reduzir os casos de doenças transmitidas pelo inseto. “Nós tínhamos nove fumacês, compramos mais 25 que entrarão em operação nos próximos dias, e estamos utilizando recursos químicos — larvicidas de inseticidas — e biológicos.”
Segundo a Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, todos os fumacês já foram entregues e passam por testes. Até o momento, 16 estão aptos a operar em Brasília. Os outros nove serão avaliados até o fim de março.
Saúde na Escola
Criado em 2007 pelo governo federal, o programa Semana Saúde na Escola lança anualmente novos temas de mobilização, como vacinas, para orientar a população sobre cuidados a serem tomados. Em Brasília, a campanha envolve 101 mil alunos de 162 escolas públicas. A atividade inclui também estudantes da educação de jovens e adultos (EJA).
Participaram do evento o secretário de Educação Continuada, Alfabetizada, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação, Paulo Gabriel Nacif, e o secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Caderneta atualizada
Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes
-
Economia
Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano