Curta nossa página

Limpeza de bocas de lobo chega ao Setor Bancário Norte na próxima segunda-feira, dia 26

Publicado

Foto/Imagem:


A limpeza das bocas de lobo no Plano Piloto chega à Quadra 1 do Setor Bancário Norte na segunda-feira (26). Os trabalhos, sob comando da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), começam por volta das 8 horas e seguem até as 17 horas, aproximadamente. Durante esse período, o Departamento de Trânsito (Detran) interditará o trânsito nas vias da região. A meta é, até terça-feira (27), levar a operação para a Quadra 2.

A ação ocorreria nesse trecho hoje (23), porém a Novacap precisou reprogramar as atividades para o Setor Hoteleiro Norte, uma das áreas prioritárias. “Listamos nossas prioridades com base em informações da Defesa Civil sobre locais em risco iminente de entupimento e, prontamente, buscamos solucionar o problema”, explica o chefe da Seção de Manutenção de Drenagem, da companhia, Roberto Perrella.

Segundo a Novacap, essa manutenção faz parte da desobstrução das galerias subterrâneas, com o objetivo de diminuir o risco de entupimentos dos bueiros, que causam inundações e alagamentos com a chegada das chuvas. A prevenção no Plano Piloto começou em 6 de agosto, pelo Setor Comercial Sul, passou pelo Setor de Autarquias Sul e pelas tesourinhas das Asas Sul e Norte. O serviço, no período chuvoso, não será interrompido.

Conscientização
Perrella diz que a população precisa se conscientizar do papel fundamental que tem no combate a enchentes e alagamentos. “A comunidade pode ajudar se não jogar lixo nos bueiros, principalmente garrafas pets, pedaços grandes de tecidos e qualquer entulho capaz de obstruir as galerias”, reforça. Ele conta que a Novacap contatou locais onde pessoas costumam jogar restos de materiais de construção nas galerias. “Em alguns casos, tivemos de reconstruir toda a estrutura, pois derramaram cimento, que acabou solidificando e obstruindo o fluxo da água.”

Outras regiões
Paralelamente à atuação na área central de Brasília, o serviço é levado para outras regiões da cidade. Os acessos ao comércio local das Quadras 104 e 111 da Asa Norte e às imediações do Hospital Regional de Taguatinga receberam equipes da Novacap durante esta sexta-feira (23). Acostumadas a retirar todo tipo de entulho dos bueiros, como sucatas, bicicletas velhas, faixas promocionais e restos de construção, dessa vez, o volume maior recolhido por elas foi de terra e folhas de árvores.

Também já foram alvos da operação lugares como o Córrego da Coruja, em Ceilândia; zonas perto de escolas, no Cruzeiro; e as proximidades do viaduto Ayrton Senna, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).

Qualquer cidadão pode solicitar a limpeza de bocas de lobo, pelo Disque Novacap (telefone 3403-2626) ou nas administrações regionais. As demandas são atendidas conforme a ordem de prioridade.

Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Atualizado em 08/11/2015 – 10:15.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana