Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


60 anos ou mais

Internações de idosos em UTIs Covid caíram na rede pública de saúde do DF

Publicado

Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF


A Secretaria de Saúde vem registrando queda nas internações de idosos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública de saúde voltadas ao tratamento da Covid-19. Os dados contabilizados até 2 de julho de 2021 mostram que todas as faixas etárias acima de 60 anos apresentaram queda a partir do mês de maio. A redução, em todas as faixas etárias, está associada diretamente ao início do processo de vacinação no Distrito Federal.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirma que esses dados mostram a importância da vacina no enfrentamento da Covid-19. “Estamos verificando um avanço significativo na redução de internações e na diminuição do número de óbitos, deixando claro o valor da vacinação, independentemente de qual vacina esteja sendo aplicada”, disse Okumoto, lembrando que o DF está, no momento, utilizando vacinas de quatro laboratórios diferentes.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, destaca que, “com mais de um milhão de doses aplicadas no Distrito Federal, os idosos que são grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 já se encontram em sua maioria imunizados”. Segundo ela, “já vemos um reflexo disso na ocupação dos nossos leitos hospitalares, com queda na taxa de ocupação desse público e inversão do que era observado antes da vacinação. Hoje, a maioria das internações por complicações em decorrência do coronavírus dá-se no público mais jovem”.

Dados

Entre janeiro e abril houve aumento nas internações de pessoas com 60 a 64 e 65 a 69 anos e queda a partir do mês de maio para essas faixas etárias. Já entre 70 e 74 anos, registrou-se aumento entre janeiro e fevereiro, estabilidade em março e redução a partir de abril.

Na faixa dos 75 a 79 anos o aumento foi de janeiro a março com queda em abril. Já para pessoas com mais de 80 anos houve crescimento de janeiro a fevereiro e queda a partir de março. Os dados mostram ainda que todas as faixas etárias acima de 60 anos tiveram redução a partir de maio.

A vacinação para idosos com 80 anos ou mais começou no dia 1º de fevereiro. Em 4 de março, as pessoas com 75 começaram a ser vacinadas. Já no dia 22, foi iniciada a vacinação para quem tem a partir de 69 anos. A ampliação seguiu e, em 16 de abril, teve início para o público entre 64 e 65 anos. No dia 30 de abril foi a vez de vacinar quem tem 60 e 61 anos.

Diante desse cenário, a secretária adjunta ressalta a importância da vacinação para a redução dos casos graves e internações e faz um apelo para aqueles que são parte dos grupos elegíveis e ainda não se vacinaram. “Se já chegou a sua idade, não deixe de vacinar! E vale destacar mais uma vez que a melhor vacina é a disponível nos pontos de vacinação”, frisa.

Vacinação no DF

Em pouco mais de cinco meses, a Secretaria de Saúde vacinou mais de 100% da população com mais 70 anos com a primeira dose – percentual que foi ultrapassado com a vinda de pessoas de outros estados para receber o imunizante.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde vai vacinar 41.009 pessoas que agendaram vacinação pelas faixas etárias, de 44 a 59 anos, e com comorbidades de 18 a 43 anos. Por idade, agendaram 40.018 pessoas e com alguma doença pré-existente foram 992 agendamentos. Durante todo o mês de julho, receberá a segunda dose um total de 224.946 indivíduos, sendo que 196 mil iniciaram o esquema vacinal em abril com a vacina AstraZeneca. A maioria desse público é de idosos entre 66 e 60 anos, o que justifica o baixo percentual de pessoas nessas idades vacinadas, conforme o gráfico acima.

A vacinação para quem tem 60 anos ou mais e gestantes e puérperas com comorbidades segue aberta sem necessidade de agendamento. Os idosos são atendidos em qualquer um dos 55 locais de vacinação. Já as gestantes e puérperas com comorbidades recebem o imunizante em pontos específicos.

Publicidade
Comentários

Se a Eleição fosse hoje, em quem você votaria para presidente?









Ver resultados


Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2021 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense