On-line
Inscrições para o festival de curtas-metragens das escolas públicas vão até o dia 21

Larissa Sarmento
As inscrições para o 3º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília estão abertas até 21 de agosto. As produções serão apresentadas dentro da programação do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 15 e 24 de setembro, no Cine Brasília.
A ficha de inscrição deverá ser preenchida on-line, no site da Secretaria de Educação, e assinada eletronicamente pelos estudantes, pelo professor mediador e por um representante da direção da escola.
Poderão participar produções audiovisuais livres, para premiação geral, e com o tema Se é público, eu também sou responsável, para a categoria abordagem de tema.
Os alunos do nono ano do Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro, que têm aulas de cinema duas vezes por semana com o professor Erizaldo Borges, de 51 anos, já estão nos preparativos para o festival.
Ele relata que esse tipo de trabalho na escola é importante e enfatiza que os alunos estudam sistematicamente o audiovisual. “Agora eles assistem aos filmes com outros olhos, observam como a câmera se movimenta, os roteiros, não são mais espectadores passivos; isso desperta o interesse deles pela arte em geral”, ressalta o professor.
Iasmin Soares, de 14 anos, vai atuar no filme que a escola vai inscrever no evento. A estudante conta que a turma é estimulada a fazer vídeos também para outras disciplinas. “É um conhecimento que eu posso levar para a vida toda.”
O aluno Diogo Relly, de 14 anos, filma e edita os filmes. Já participou de cinco produções na escola e agora está trabalhando na que vai concorrer ao festival. “Se eu tiver que fazer um trabalho com vídeo na faculdade, já vou saber fazer”, diz.
Camila Duarte da Silva, de 14 anos, foi uma das alunas que atuou como atriz no curta que ganhou o prêmio de melhor abordagem do tema sobre preservação da água na edição de 2016. Ela conta que ver o filme no Cine Brasília empolgou os colegas. “Nós ficamos mais motivados depois desse prêmio.”

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal