Alta de 0,69%
Inflação de fevereiro no DF é a quarta menor entre as capitais pesquisadas

A inflação no Distrito Federal fechou o mês de fevereiro com alta de 0,69%, 0,24 ponto porcentual abaixo do registrado em janeiro (0,93). O número, calculado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), representa a quarta menor taxa do mês entre as 13 capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados foram apresentados pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) nesta segunda-feira (14).
Brasília fica atrás apenas de Vitória (0,28%), Campo Grande (0,54%) e Rio de Janeiro (0,68%). Salvador (1,41%), Recife (1,29%) e Belém (1,11%) são as capitais que apresentaram maior inflação no período.
No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação em Brasília está em 9,95%. O número é menor que a média brasileira, de 10,36%. No acumulado do ano de 2016, o índice já chega a 1,62% na capital federal. A média em todo o Brasil é de 2,18%.
Setores
Entre os setores que apresentaram redução destacam-se o de habitação e o de transportes. O primeiro teve queda de 0,07 ponto porcentual em Brasília. O grupo compreende itens como aluguel, taxas, reparos, artigos de limpeza, combustíveis domésticos e energia elétrica.
De acordo com o gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan, Jusçanio Umbelino de Souza, esses itens tiveram significativa alta nos últimos 12 meses, mas agora a tendência é de estabilidade. “A expectativa é que, uma vez realinhados os preços públicos, principalmente o de energia elétrica, a gente tenha um período de manutenção de valores e menor pressão sobre a inflação”, explicou Souza.
O setor de transportes representou queda de 0,28 ponto porcentual em fevereiro. Entre os itens analisados no setor estão transporte público, preço de combustíveis e valores de veículos.
Os setores de alimentação e bebidas, com variação positiva de 0,40 ponto porcentual; educação, com 0,33 ponto porcentual; e despesas pessoais, com 0,10 ponto porcentual, foram os que apresentaram maiores índices e contribuíram para o fechamento da inflação de fevereiro em 0,69%.
Acesse a pesquisa completa.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas