Radioterapia

HUB ganha acelerador linear para tratamento de pacientes com câncer

O governador Rodrigo Rollemberg participou no HUB da cerimônia de entrega do acelerador linear, usado para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer, ao lado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Larissa Sarmento

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) recebeu nesta segunda-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, um acelerador linear, usado para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer. A unidade já atuava com um aparelho semelhante, mas o entregue hoje tem tecnologia mais avançada.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia no hospital ao lado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca.

O chefe do Executivo destacou que o governo trabalha para reduzir a fila de espera para o tratamento de radioterapia no Distrito Federal e já zerou a fila para a mamografia. “Esse acelerador cumprirá um papel muito importante para nossa cidade.”

Parceria entre o governo do DF e o HUB

Em janeiro deste ano, o governo de Brasília firmou contrato para formalizar a participação do Hospital Universitário de Brasília na Rede de Atenção à Saúde do Distrito Federal.

A parceria prevê a oferta de serviços de urgência e emergência a pacientes da rede pública de todo o DF, além de atendimento em clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e serviços ambulatoriais.

O HUB é a unidade de referência no atendimento de média e alta complexidade para pacientes da Região de Saúde Leste, onde ficam Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá e São Sebastião.

O valor mensal do contrato é de até R$ 4,1 milhões, pois depende do cumprimento de metas relacionadas à assistência à saúde e à educação. Também são ofertados leitos de UTI e sessões de radioterapia.

Compartilhar