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Satisfação garantida

Hospital Veterinário Público do DF comemora excelência no atendimento

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Foto/Imagem: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
Agência Brasília

Maria Francisca de Novais tem oito cachorros, sete deles resgatados pelas ruas de Águas Lindas, onde reside. Mesmo com as restrições impostas pelo salário de aposentada, Chica, como é conhecida, não deixa faltar nada para Mia, Nala, Flor, Linda, Pituca, Kiko, Jeu e Baby, os cães que cria. Há mais de três anos, os bichinhos são “pacientes” do Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (HVEP). “Sou grata a todos os profissionais. Eles são muito atenciosos e o atendimento é excelente”, reconhece Chica.

As considerações positivas da aposentada é realidade para quase todas as pessoas que precisaram utilizar os serviços do HVEP no mês passado. Nada menos do que 95% dos donos de animais consideraram o atendimento bom ou ótimo, de acordo com o resultado da última pesquisa de satisfação sobre o atendimento no hospital em março.

O resultado chama a atenção. Afinal, somente em março foram realizados, gratuitamente, 8.409 atendimentos. Desse total, 1.056 foram de consultas, 904 de retornos, 5.016 exames laboratoriais e 1.433 exames de imagem. Desde abril de 2018, quando entrou em funcionamento, o Hospital Veterinário já atendeu cerca de 41.000 animais, entre cães e gatos.

Localizado no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga, o HVEP é o único hospital veterinário público do DF. A unidade funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A triagem é feita às 7h30, e contempla 100 animais. Os casos de emergência têm preferência sobre os atendimentos de rotina. A grande demanda, no entanto, faz com que os tutores dos animais cheguem muito cedo para conseguir o atendimento, que é feito sempre no mesmo dia.

“Sabemos que a demanda é bem maior que a oferta, mas temos nos esforçado para melhorar cada vez mais o atendimento. Já dobramos o número de senhas distribuídas, passando de 50 para 100 consultas diárias, mas queremos dobrar o número de atendimentos. O número de consultas deve chegar a 150, até o final do ano”, explica Thúlio Moraes, secretário-geral do Instituto Brasília Ambiental, responsável pelo HVEP.

Qualidade

A qualidade na prestação dos serviços caminha junto com a ampliação da capacidade de atendimento, de acordo com o secretário-geral do Instituto Brasília Ambiental. Por isso mesmo, o gestor e sua equipe desenvolvem um projeto-piloto para possibilitar o agendamento de consultas pela internet, serviço que ajudaria as pessoas que precisam madrugar no local para conseguirem uma consulta para seus pets.

“Talvez possamos reservar uma parte das vagas para esse tipo de marcação não presencial, mas o atendimento não seria exclusivo somente para quem marcou a consulta pela internet”, explica Thúlio Moraes.

O gestor também trabalha em outras frentes para garantir mais qualidade às pessoas que precisam do HVEP, como a melhoria do estacionamento local, atualmente bastante restrito. “A demanda é muito grande, mas estamos focados na melhoria dos serviços, trabalhando continuamente para ampliar o número de atendimentos e a qualidade dos serviços prestados”, argumenta o secretário.

Excelência

Para a diretora do Hospital Veterinário, Mayara Cauper, a satisfação com os serviços manifestada pelos donos de animais é a constatação da dedicação dos profissionais do HVEP. “Isso mostra a excelência dos serviços prestados. É gratificante vermos o reconhecimento de nosso trabalho”, disse Mayara.

O HVEP oferece serviços gratuitos de consultas, cirurgias, medicações, exames laboratoriais e de imagens, internação e outros tratamentos para cães e gatos. O corpo de profissionais é formado por 30 médicos veterinários e outros 30 colaboradores, entre auxiliares veterinários, recepcionistas e o pessoal de apoio.

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Abatimento no IPTU ou IPVA 2025

Prazo para indicações do Nota Legal é prorrogado até sexta-feira (24)

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Nota Legal
Foto/Imagem: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os contribuintes do Distrito Federal ganharam mais tempo para indicar os créditos do programa Nota Legal. O prazo, que inicialmente terminaria nesta segunda-feira (20), foi prorrogado até sexta (24), após relatos de congestionamento no sistema no último dia para as indicações. A Secretaria de Economia (Seec-DF) reforça que o sistema segue monitorado para evitar novos congestionamentos e garantir o atendimento aos contribuintes.

A medida tem como objetivo garantir que todos os participantes do programa tenham a oportunidade de utilizar seus créditos. “Identificamos um volume elevado de acessos no sistema ontem, o que acabou dificultando as indicações”, afirmou o secretário de Economia, Ney Ferraz. “Com a prorrogação, queremos assegurar que nenhum contribuinte seja prejudicado.”

Indicações

Os créditos do Nota Legal podem ser utilizados para abatimento no IPTU ou no IPVA de 2025. Para fazer a indicação, basta acessar o site oficial do programa e seguir as instruções.

Segundo o secretário-executivo de Fazenda, Anderson Roepke, até o momento, 268.309 contribuintes já fizeram a indicação. “A gente espera com esse prazo ter um crescimento no número de indicações, mas já temos mais de R$ 56,1 milhões indicados para abatimento em IPVA e outros R$ 26 milhões indicados para abatimento no IPTU”, detalhou.

O Nota Legal é um dos principais programas de incentivo fiscal do DF, oferecendo benefícios a consumidores que exigem a nota fiscal em suas compras. Mais informações e suporte podem ser obtidos diretamente no portal do programa ou nos canais de atendimento da Seec-DF.

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Ainda dá tempo

Nota Legal: prazo para indicar créditos termina nesta segunda (20)

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indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

Os contribuintes do Distrito Federal têm até esta segunda-feira, 20 de janeiro, para indicarem os créditos do programa Nota Legal para abaterem os impostos de IPVA e IPTU relativos ao ano de 2025.

Em 2025, a indicação de créditos do programa Nota Legal começaram mais cedo. Segundo a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Secretaria de Economia (Seec-DF), Giovanna da Cruz Botelho, o principal motivo para a antecipação da data – antes a indicação dos créditos era entre os dias 4 e 31 de janeiro – foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.

“Era uma demanda dos próprios contribuintes, que reclamavam que o boleto chegava e não estava com o valor do abatimento. Com esse prazo, conseguimos fazer o casamento dos dados, gerar os boletos com os valores corretos e evitar divergência”, comenta. “Havia casos de pessoas que faziam o pagamento do boleto com o valor errado. Agora isso não vai mais acontecer”, complementa.

“Nesta época do ano, ajuda muito abater os créditos no IPVA e no IPTU. É uma ajuda que vem em bom momento. Além disso, ao pedir o CPF na nota, o contribuinte automaticamente está agindo como fiscal e colaborando para que esse tributo seja revertido para a própria população, para colocar em prática os direitos fundamentais. E, para ele, ainda há o bônus de conseguir esse crédito”, analisa a coordenadora.

Para fazer a indicação, o contribuinte deve acessar o Portal do Nota Legal, consultar o saldo de créditos e indicar o veículo ou o imóvel para abatimento do imposto. Para quem ainda não possui cadastro no Nota Legal, basta acessar o mesmo site e realizar a inscrição.

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