Curta nossa página

Abre Alas

Grito de pré-carnaval dá início à folia do bloco Suvaco da Asa

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Etéocles Brandão Monteiro
Paula Laboissière

A Orquestra Marafreboi (DF) se une com a banda Tropicaos e as Djs Karla Testa e La Ursa para comandar o line-up do “Abre Alas”, grito de pré-carnaval que dá início à folia do bloco Suvaco da Asa em 2019 e arrasta foliões de todo o Distrito Federal em uma das celebrações carnavalescas mais tradicionais da Capital.

A festa será realizada no dia 26 de janeiro, a partir das 17h, no Canteiro Central, Setor Comercial Sul. Ingressos a R$ 25 pela compra online e no local.

Dentro da iniciativa de divulgação da cultura de Pernambuco em Brasília, o Suvaco da Asa propõe dar mais uma mostra da maior festa popular brasileira com as raízes e inspirações nas tradições de Recife e Olinda, em uma produção do grupo organizador do Suvaco da Asa, Beco da Coruja Produções e Canteiro Central.

Há 13 anos sendo um dos mais tradicionais gritos carnavalescos do estado e também um dos primeiros blocos a ocupar as vias de Brasília dentro da programação de festividades do período, o Suvaco da Asa arrasta multidões de todas as gerações. Em 2018, o bloco contou com a presença de mais de 60 mil foliões no Eixo Monumental ao som de frevo, maracatu, samba, samba reggae e afoxé e músicas tradicionais do carnaval.

Considerado o carnaval mais diverso culturalmente no país, o carnaval pernambucano tem como característica principal a democratização e espontaneidade da brincadeira, filosofia que também é mantida em Brasília através da mistura de ritmos, cores e referências.

48 anos

Aniversário de Ceilândia terá 5 dias de festa no JK Shopping

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Carol Costa/Divulgação

No dia 27 de março, a cidade mais populosa do Distrito Federal, com quase meio milhão de habitantes, celebra 48 anos. E como todo aniversário merece uma bela comemoração, o presente do JK Shopping para os moradores da região será em grande estilo e com um importante foco: a responsabilidade socioambiental. A festividade, que foi batizada de Plantar, tem inspiração em um projeto pioneiro iniciado em setembro de 2018 pelo centro comercial, o Nossa Horta.

“Essa ação socioambiental, que foi desenvolvida para fortalecer os laços de solidariedade com a comunidade local, promoveu o plantio de uma horta comunitária localizada na área externa do mall. Lá, nós temos hortaliças, verduras e ervas medicinais, que a cada 15 dias são colhidas e distribuídas gratuitamente para a população em uma banca montada dentro do shopping. Parte da colheita também reforça a merenda dos alunos da Escola Classe 42. São cerca de 200 maços de verduras e hortaliças quinzenalmente”, explica Marcos Atayde, superintendente do shopping.

“O projeto foi abraçado pela comunidade e se tornou um importante laço afetivo com ela. E é por isso que escolhemos essa temática para o evento em comemoração ao aniversário de Ceilândia, vamos levar entretenimento e despertar a consciência das pessoas para temas importantes como agricultura urbana, sustentabilidade, reaproveitamento de alimentos e educação ambiental. Durante a importante ocasião, vamos iniciar o projeto de compostagem natural dos resíduos orgânicos da nossa praça de alimentação, em parceria com a Empresa Jardins. O que for reciclado vai virar adubo para a horta e será distribuído também para a população”, afirma.

Para participar das atividades que serão oferecidas basta se inscrever no balcão de informações do JK Shopping, que fica no piso L1. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, apenas no dia do evento e estão sujeitas a lotação. A palestra da Fazenda Maluga e a aula degustação da Carol Costa, não precisam de inscrição, é só chegar e participar.

E tem mais presente! As compras acima de R$ 300 poderão ser trocadas por um lindo vaso de cerâmica em formato de coração, para você também começar a plantar! Esse brinde estará disponível de 27 a 31 de março ou enquanto durarem os estoques. As trocas das notas serão realizadas no balcão de informações, localizado no piso L1. Confira a programação completa:

Quarta – 27 de março

13h – Do Jardim para o Prato – com Carol Costa, jornalista e apresentadora do A Louca das Plantas, no GNT

Nesta deliciosa aula sensorial, a programação fica por conta de Carol Costa, que irá ensinar diversos truques e macetes do mundo das plantas! Os participantes irão aprender a escolher plantas para cada ambiente, identificar necessidades de água e luz, adubar e regar corretamente. A especialista vai ensinar a montar alguns arranjos de hortas explicando quais plantas podem ficar juntas, as chamadas vizinhas da horta. E ainda uma aula explicativa sobre as PANCS. Para quem estiver participando aprender a reconhecer diversas Plantas Alimentícias não Convencionais, além de conhecer seus inúmeros usos culinários.

Para finalizar a Chef Fernanda Neves da ali.MENTE.se, irá realizar uma deliciosa viagem entre a horta e a cozinha, preparando receitas com alguma das PANCs mostradas por Carol Costa.

Quinta – 28 de março

13h – Distribuição colheita Nossa Horta

Os clientes podem retirar os produtos da horta gratuitamente, para isso basta se cadastrarem no Balcão de Informações e seguir as instruções. A distribuição acontece de acordo com o que for colhido no dia.

Sexta – 29 de março

13h – Palestra Fazenda Malunga

Cada vez mais os brasileiros têm se interessado pelo consumo de alimentos livres de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes. Nesse bate-papo as pessoas vão conhecer um pouco mais sobre a maior produtora de alimentos orgânicos do DF. Referência nacional, a Fazenda Malunga produz cinco toneladas de alimentos por dia, que são distribuídos para 70 pontos entre supermercados, delivery e lojas próprias. O fundador proprietário, Joe Valle, irá falar sobre a trajetória da marca, que foi fundada há 30 anos. Quem participar, além de conhecer um pouco mais sobre o cultivo desses alimentos, vai poder conhecer essa história empreendedora de sucesso.

Sexta 29 a Domingo 31 de março

12h às 20h – Feira Plantar

Quem estiver passando pelo shopping, terá a oportunidade de participar de uma feira que tem a cara do projeto Plantar! Serão 10 barraquinhas com uma grande diversidade de produtos frescos como hortaliças, legumes, frutas, queijos artesanais e laticínios frescos, pimentas em conserva, alimentos integrais, entre outros, com demonstrações e venda de produtos relacionados ao tema do evento.

O mix inclui ainda produtos sem glúten, sem açúcar e zero lactose, entre outras especialidades. Entre os participantes da feira estão: Bio Mundo, O Boticário, Shopping dos Cosméticos, Livraria Leitura, Feira Central de Ceilândia e Jardins.

Sábado 30 de março

11h – Iniciativa Bandoneón – com Sebastian Parasole

A Iniciativa Bandoneón, criada pelo Chef Sebastian Parasole, é um projeto social que envolve educação, comida de rua, solidariedade e empreendedorismo. De forma itinerante, ele atua junto a ONGs, centros comunitários, escolas públicas, orfanatos e abrigos com a proposta de melhorar a educação do país e dar mais oportunidades às pessoas. Neste dia, no JK, Sebastian receberá 50 crianças da Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente, e vai ensinar uma receita de pão com ervas retiradas da horta do JK Shopping. Tudo de maneira lúdica e simples.

13h – Oficina de Horta para pequenos espaços – com a Summá Soluções Sustentáveis

Para quem quer ter uma horta em casa e não sabe por onde começar, ou para quem já tem e quer aprender um pouco mais a respeito, essa é uma ótima oportunidade. O engenheiro ambiental Bruno Macedo vai realizar uma oficina onde os participantes vão aprender, na teoria e na prática, como plantar seu próprio alimento. Serão montadas jardineiras, com mudas de temperos e vegetais, para que os participantes possam levar um pouco da experiência para casa e se apaixonarem ainda mais pela agricultura urbana.

Durante o bate-papo serão abordados temas como: reciclagem, compostagem, e a importância de uma alimentação saudável e orgânica.

Vagas: 20 participantes

16h – Workshop de Ikebana – com o Templo Budista

Que tal aprender a fazer uma linda Ikebana?

Ikebana é uma palavra de origem japonesa, utilizada para nomear a arte de arranjos florais com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Os arranjos são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas. Cada participante vai conhecer o passo a passo e montar seu arranjo, ao final poderá levar sua Ikebana para casa.

Vagas: 30 participantes

Domingo 31 de março

13h – Oficina de Compostagem e Minhocário doméstico – com a Empresa Jardins

A oficina tem como objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos para o meio ambiente, transformando-os em um excelente adubo para as plantas. Além de demonstrar a montagem de um minhocário doméstico utilizando baldes usados.

Vagas: 20 participantes

Continuar lendo

Aniversário de Ceilândia

JK Shopping tem programação especial no mês de março

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Telmo Ximenes

Com um DNA cultural, o JK Shopping abre espaço para artistas locais e apresenta, todos os meses, uma programação gratuita aberta à população. Os eventos vão desde teatro infantil, show de música, entre outros. E o mês do aniversário de Ceilândia, que comemora 48 anos no dia 27, está recheado de muita diversão. Confira a programação completa dos projetos queridinhos do público.

Happy Hour

Todas as terças e quartas a partir das 20h, o projeto Happy Hour leva gratuitamente entretenimento e diversão na praça de alimentação. A programação desse mês está recheada de atrações musicais que vão alegrar a noite de quem passar por lá. Com ritmos que vão agradar a todos os gostos, os shows se tornam uma oportunidade de diversão e descontração para começar bem a semana e para que os cantores e músicos da cidade, mostrem seu trabalho e cheguem mais perto do público.

19 de março – Léo Viana e Rafael
Com uma pegada bem eclética, a dupla apresenta um repertório sertanejo que vai dos mais antigos aos atuais sucessos, além de músicas autorais.

12 e 27 de março – Duoroots
A banda, que em 2018 foi uma das finalistas do concurso de música autoral Brasília Independente, traz um repertório cheio de influências mundiais com a proposta de trazer em suas letras o romance, a procura pela paz e, claro, boas vibrações para o público.

13 e 20 de março – Philip Sales
Phillip Sales vai tocar seu repertório repleto de sucessos internacionais dos anos 50 até os mais atuais. Com um equipamento eletrônico de última geração o cantor passa a ser um entretenimento sonoro e visual com sua performance de um “homem banda”.

26 de março – Duarte Ribeiro
O cantor sobe aos palcos para interpretar os melhores hits do sertanejo. Sua carreira, começou cedo, aos oito anos de idade já acompanhava alguns cantores sertanejos, fazendo pequenas participações.

Sesc Sinfonia

O JK Shopping, em parceria com o Sesc, trouxe pela primeira vez para a Ceilândia o projeto que traz apresentações de música clássica. Com um repertório diversificado, os músicos vão se apresentar a cada 15 dias, a partir das 20h, na praça de alimentação. Tudo gratuito, é só chegar e aproveitar.

14 e 28 de março – Orquestra de Metais e Percussão do Sesc
A orquestra apresentará um repertório variado, composto por música erudita, temas de filmes e joias da música brasileira.

Tardes Divertidas

Para a criançada que não dispensa uma boa diversão, acompanhada de muito aprendizado, as apresentações desse mês estão imperdíveis. Todos os domingos, a partir das 15h, na praça central, um espetáculo vai animar a tarde da meninada com lindas histórias e muitas brincadeiras.

17/03-  Espetáculo Circo da Ciência
O espetáculo une a alegria do circo, mágicas e muito aprendizado. A apresentação é interativa e planejada para entreter e ensinar todas as idades. A educadora e cientista mágica Adriana Bastos conduz a plateia de forma lúdica e divertida, em um show que também conta com a participação especial do Palhaço Pimentinha, poções borbulhantes, malabarismo e muita ciência.

24/03 – Show de Mágica do Tio André
Mágica com muita música, e aparição de bichinhos como coelhos, pombos e periquitos, todos de verdade. E o melhor, a criançada participa da maioria dos números que são bem divertidos e engraçados. E a turminha pode se preparar, porque no Grand Finale, tem uma surpresa.

31/03 –  Espetáculo Pinóquio com a Cia Néia e Nando
A Cia Néia e Nando vai contar a história que é considerada um clássico da literatura infantil. O espetáculo conta as aventuras de um boneco entalhado em madeira pelo Gepetto, um homem de idade avançada e de bom coração, que sonhava em ter um filho.  Em um belíssimo dia, a Fada Madrinha atende o pedido de Gepetto e dá vida a esse boneco. Juntos, eles irão passar por diversas aventuras, para aprenderem a distinguir o bem do mal e o certo do errado.

Continuar lendo

Entrada franca

Começa nesta sexta-feira a 4ª Festa da Goiaba de Brazlândia

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Tony Winston/Agência Brasília

Começa nesta sexta-feira (8) e vai até domingo (10) a 4ª Festa da Goiaba de Brazlândia. Durante os três dias de evento, o público poderá visitar o Empório da Goiaba, onde serão comercializados vários produtos derivados da fruta – doces, geleias, licores, sucos, bolos e a tradicional goiabada cascão. Haverá também exposição e venda de flores e plantas ornamentais.

Embora a festa comece na noite de sexta-feira (8), a abertura oficial do evento será no sábado, às 9h30, com um café da manhã especial e um bolo de goiaba de 4 metros. O evento é promovido pela Emater-DF em parceria com a Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) e a Administração Regional da cidade.

A goiaba é um dos destaques da produção agrícola de Brasília. Neste ano, a previsão é de que a produção da fruta atinja 12.023 mil toneladas, um aumento de 32,6% em relação à produção de 2018, que foi de 9.066 toneladas. O comércio da fruta deve movimentar R$ 223 milhões neste ano.

Atualmente, cerca de 90 produtores cultivam a goiaba em sistema convencional e orgânico em Brazlândia. A safra ocorre entre fevereiro e abril, com uma safrinha que vai de setembro a novembro. As principais variedades são a Pedro Sato, para consumo in natura, e a Paluma, voltada para a indústria. Duas novas cultivares — Tailandesa e Cortbel — também vêm sendo desenvolvidas na região.

4ª Festa da Goiaba de Brazlândia

  • Data: 8 a 10 de março (sexta a domingo)
  • Horários: de 19h às 22h (sexta); de 10h às 22h (sábado e domingo)
  • Local: Salão da Arcag – BR-080, km 13, Brazlândia-DF
  • Entrada franca
Continuar lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana