Governo entrega maternidade e UTI neonatal do HUB reformadas e com mais leitos

A maternidade e a unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal do Hospital Universitário de Brasília (HUB) foram entregues oficialmente nesta quarta-feira (9) durante cerimônia no auditório da unidade de saúde. Nos últimos dois anos, os espaços passaram por ampliação e reformas. Houve também investimento no parque tecnológico, aquisição de mobília nova, contratação de profissionais e mudanças na gerência.
O número de leitos para gestantes de alto risco subiu de oito para 12 e foram criados outros três para o mãe canguru — método de humanização em que a mãe coloca o bebê na posição vertical, sobre seu peito. O local conta ainda com mais 17 leitos pós-parto, totalizando 32.
De acordo com dados do HUB, são feitos em média 150 partos de alta complexidade por mês. O aumento é de 90% em relação a 2014. Os banheiros foram reformados, os quartos ganharam camas novas para as pacientes e poltronas para os acompanhantes. Outra novidade é a presença de acompanhantes nas etapas de pré-parto, parto e pós-parto.
Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que estava acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, a maternidade é o ambiente mais nobre de um hospital. “No momento em que ampliamos essa capacidade de assistência, temos melhores condições de formar profissionais que serão fundamentais para melhorar a qualidade de saúde pública em Brasília e no Brasil.”
Durante a solenidade, foram homenageados alguns profissionais do hospital, como a médica Elenice Maria Ferraz, que dá nome à maternidade. Estavam presentes também o secretário de Saúde, Fábio Gondim; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o secretário- executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa; o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Marques de Toledo Camargo; o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho; e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Newton Lima Neto.
UTI
Na UTI neonatal são atendidos bebês frágeis, que nascem prematuros, com baixo peso ou que passam por alguma complicação no parto ou nos primeiros dias de vida. Assim como na maternidade, a quantidade de leitos na UTI subiu de oito para 12. Além disso, foram adquiridos equipamentos como respiradores, incubadoras de parede dupla e berços aquecidos.
O hospital
Inaugurado em 1972 com o nome de Hospital do Distrito Federal Presidente Médici, em 1979 o local passou a ser administrado pela Universidade de Brasília (UnB), por meio de convênio com o antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.
Foi integrado à rede de serviços do Distrito Federal em 1987 e cedido à UnB três anos depois, quando teve o nome alterado para Hospital Universitário de Brasília. Hoje é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, criada pelo governo federal para recuperar as unidades de saúde vinculadas às universidades federais.

Economia
Nota Legal 2024: premiados têm até 14/02 para indicar conta bancária

O prazo para o contribuinte premiado no segundo lote do 2º sorteio do programa Nota Legal de 2024 indicar os dados bancários para recebimento dos valores ganhos acaba no próximo dia 14 de fevereiro. O valor será pago em até 60 dias após o fechamento do lote. Para consulta, visite o portal do Nota Legal.
A Secretaria de Economia (Seec-DF) lembra que os consumidores que tiveram bilhetes premiados nos lotes anteriores dos dois sorteios de 2024 já estão com o dinheiro em conta bancária. Os depósitos ocorreram nos dias 10 e 11 de janeiro de 2025 para o primeiro lote do sorteio 2/2024, com o total de 5.811 indicações, e valor pago de R$ 2,2 milhões (e cujas indicações foram realizadas até o dia 6 de dezembro do ano passado).
Nos dias 29 e 30 de janeiro, foram pagos os valores das indicações do último lote do sorteio 1/2024, com um resíduo de 1.079 indicações e valor pago de R$ 134.800.
Prêmio dobrado
Vale lembrar que, a partir de 2025, o valor do prêmio principal dobrou, passando a ser de R$ 1 milhão. Há, também, dois outros de R$ 200 mil. São, no total, 12,6 mil prêmios em dinheiro. A Seec-DF realiza dois sorteios anuais, sendo um em cada semestre. O total de prêmios ofertados chega a R$ 3 milhões por evento.
Nos dois eventos de 2023, por exemplo, o GDF pagou efetivamente aproximadamente R$ 4,9 milhões em prêmios em dinheiro. Ganhadores de outros R$ 1,1 milhão não fizeram indicações de contas correntes ou poupança e, portanto, não resgataram o montante – isso corresponde a 8.414 bilhetes premiados não resgatados.
Em relação ao sorteio realizado no 1º semestre de 2024, a Seec/DF registrou um aumento no número de participantes de 4,25%, o que representou 41.675 pessoas a mais concorrendo. Vale ressaltar que, para participar, o consumidor não pode ter débitos junto à Receita do DF.
Recorde
No ano passado, R$ 85,2 milhões foram indicados para descontos no IPVA e no IPTU. O total de 149.663 consumidores optaram por receber também os créditos acumulados por depósito bancário. O valor total indicado, neste caso, chegou a R$ 35,5 milhões.
Já em 2025, o valor acumulado das indicações de crédito para desconto no IPTU e no IPVA chegou a R$ 93,3 milhões – um recorde. Do total do ano de 2025, 67,91% foram destinados ao imposto sobre propriedade de veículos; os 32,09% restantes, para o tributo cobrado sobre os imóveis.
Fiscalização
CLDF lança novo sistema de acompanhamento do processo legislativo

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) segue com o compromisso de ampliar a transparência e a eficiência do processo legislativo. Nesse sentido, a Casa lançou, nesta segunda-feira (3), uma nova interface em seu portal eletrônico, para facilitar a busca de proposições, o acompanhamento da tramitação das propostas e o controle social.
A página substitui o antigo sistema de pesquisa do Processo Legislativo Eletrônico (PLe), ficando mantida a forma de acesso, na página inicial do site. A nova estrutura inclui uma série de funcionalidades, como filtros de busca, quantitativo de proposições em cada um dos filtros e situação dos textos (apresentação; comissões; inclusão na ordem do dia; plenário; redação final; sanção, veto ou promulgação).
Além disso, unifica as bases de dados da CLDF (pré e pós-informatização do processo legislativo, em 2021), permitindo pesquisar qualquer projeto protocolado desde a primeira legislatura, em 1991.
Outra melhoria diz respeito à forma de apresentação e visualização das informações. À esquerda da página do PLe, o usuário poderá “filtrar”, facilmente, as mais de 147 mil proposições do banco de dados de acordo com o tipo (projeto de lei, proposta de Emenda à Lei Orgânica etc.); ano; situação (aprovação/rejeição, arquivar etc.); autoria e tema (assistência social, educação, entre outros).
A pesquisa poderá ser feita, também, a partir da combinação de vários filtros. Por exemplo: em 2024 (ano), foram apresentados 66 projetos de lei (tipo de proposição) sobre saúde (tema). Todos os PLs desse recorte aparecerão, então, listados à direita.
Inovações
“O novo sistema aprimora a usabilidade, a integração com conteúdos do portal e facilita o compartilhamento e a busca de proposições, além de permitir maior participação popular e indexação de conteúdos pelos buscadores”, explica o consultor técnico-legislativo Luís Felipe Rabello Taveira, chefe do Setor de Administração de Sistemas (Seasi), da Diretoria de Modernização e Inovação Digital (DMI), uma das áreas da Casa envolvidas na elaboração e implementação da nova interface.
Taveira ressalta que o novo PLe permitirá compartilhar os projetos nas redes sociais de forma mais intuitiva, já com “layout” adaptado para cada uma delas.
Além disso, o servidor adianta que a estrutura permitirá a implementação, no futuro, de outras funcionalidades de participação popular no portal da CLDF, como a integração com o gov.br. “Isso permitirá que a população submeta ideias legislativas, participe mais do processo legislativo dando suas opiniões, dentre várias outras melhorias”, completa.
Transparência e participação
O terceiro secretário da CLDF, deputado Martins Machado (Republicanos), responsável pela administração do processo legislativo na Casa, elogia as melhorias no sistema de pesquisa de proposições legislativas: “Isso reafirma o compromisso da Câmara Legislativa com a transparência e a ampliação do acesso da população ao trabalho realizado na Casa do Povo”.
O distrital ainda observa: “Essa iniciativa fortalece a participação popular, garantindo que a sociedade esteja cada vez mais envolvida nas decisões que impactam diretamente suas vidas, contribuindo para a construção de uma democracia mais sólida e representativa”.
Responsável pela Diretoria de Modernização e Inovação Digital (DMI), o primeiro vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT), avalia que o novo sistema facilita e agiliza a busca de projetos, “o que amplia a transparência das atividades dos distritais”.
“Em breve, até mesmo a população vai ter uma participação mais direta pelo sistema, enviando sugestões de leis, projetos e ações. É um trabalho que está alinhado desde o início da nossa gestão na vice-presidência”, conclui o parlamentar.
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