Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Filhote de anta, Melancia é a nova moradora do Zoológico

O nome dela é Melancia. Sem pai nem mãe, tem cerca de 4 meses de vida, 16 kg e listras rajadas na pele que lembram a casca da fruta que serviu de inspiração para o seu nome. Filhote de anta, chegou à Fundação Zoológico de Brasília levada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no fim de janeiro. Desde então, o pequeno animal recebe cuidados clínicos e nutricionais, já passou por um processo de quarentena e vive em um ambiente adaptado para o seu crescimento, inclusive com tanque de água para mergulho.

Acuado por cães, o filhote foi encontrado sozinho em uma fazenda na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O desenvolvimento da anta sem os pais e fora do seu habitat é comemorado pelos veterinários e especialistas do zoológico. Por ser completamente dependente dos cuidados da mãe, inclusive na amamentação, devolvê-la à natureza a colocaria de volta à situação de presa — daí a decisão de integrá-la ao grupo de moradores do zoológico.

Melancia passa o dia em observação e alterna seu tempo entre uma área interna e outra externa, onde toma banho de sol ao ar livre. Seus horários de descanso e os cuidados em preservá-la são seguidos à risca pelos técnicos do zoológico. Nessa segunda-feira (27), quando foi celebrado o Dia Mundial da Anta — data criada para chamar a atenção da importância da conservação da espécie —, o animal estava descansando e, por isso, foi poupado de uma sessão de fotos.

Inteligência
Os responsáveis pelo tratamento das antas se apressam em explicar: embora o animal seja referência no Brasil de pouca ou nenhuma inteligência, a conotação pejorativa é completamente injusta. Estudos revelam que a espécie tem um número elevado de neurônios, e sua desenvoltura na floresta não indica falta de esperteza. “A anta tem uma caixa craniana considerável e um comportamento que mostra alta capacidade de resolução de problemas em situações de conflito”, explica o curador de mamíferos do zoológico, Filipe Reis.

A pequena Melancia terá agora a oportunidade de participar dos programas de reprodução e educação ambiental desenvolvidos no zoológico. Como ainda está em fase de adaptação, o próximo passo será aproximá-la de animais que já fazem parte do plantel da instituição. Pelo risco de virar presa, caso seja reinserida à natureza sem a mãe, Melancia passa a viver no zoo. Só então será liberada para visitação.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Baixa reprodução
A anta brasileira é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Anda longas distâncias e costuma ser lenta, solitária e dócil. De hábitos noturnos, é um animal com taxa de reprodução muito baixa: uma gestação dura 13 meses com apenas um filhote. Para gerar uma nova cria, a fêmea leva de dois a três anos.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Mão Santa

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.