Curta nossa página

Marlana Silva

Exposição “Humanos” ocupa o restaurante Carpe Diem do Brasília Shopping

Publicado

Foto/Imagem:


A artista plástica Marlana Silva apresenta a exposição “Humanos”, na galeria do restaurante Carpe Diem do Brasília Shopping, a partir de 30 de setembro.



A mostra vai proporcionar ao visitante uma viagem psico-áudio-visual, onde cada quadro poderá ser apreciado com uma música específica escolhida pela artista. O público poderá conferir os trabalhos até 14 de outubro de 2016.

A exposição tem como foco a condição humana, com toda sua beleza suas dores, vitórias, idiossincrasias, sentimentos e emoções. Celebrando a diversidade humana, em 14 obras, todas em óleo sobre tela. Influenciadas pelas obras de Salvador Dalí no seu surrealismo e na estética pelas pinturas renascentistas. Retratando em alguns quadros a interpretação de ensaios dos fotógrafos Haris Nukem e Lia de Paula, com quem a artista se identifica no caráter intenso, subversivo e poético.

A exposição situa-se num período pós-niilista e pós-abstracionista, buscando dessa vez (contrapondo os movimentos anteriores) formas definidas, figurativas, tendendo ao realismo, que indicam a necessidade do homem de expressar emoções e sentimentos, utilizando-se de reproduções quase fiéis da realidade, diferentes do caráter subjetivo predominante no período anterior. As mensagens são claras e buscam a forma como estrutura organizadora do caos.

A artista trás à tona também, dentre outras coisas a sua percepção, vivência e elaboração de fatos históricos, expondo seus sentimentos em relação a momentos importantes como as manifestações pelo impeachment da ex-presidente, a guerra da Síria e as olimpíadas de 2016.

Em 14 quadros de tamanhos variados, uma experiência única de contato com os mais variados sentimentos e emoções. Marlana se utiliza de imagens fortes intensificadas pela sensação de vulnerabilidade e fragilidade da nudez. Como pano de fundo o observador estará sendo estimulado auditivamente, por obras clássicas de Beethoven, Bach, Mozart, Puccini, Chopin, Tchaikovsky e Vivaldi, além de outras mais atuais, capazes de suscitar de forma inigualável as emoções mais recônditas.

A artista coloca em pauta o movimento atual de ressignificação das questões de gênero, preferencia sexual e das diferenças individuais, enaltecendo sua beleza e legitimidade. Foi capaz de captar algumas facetas do ser humano nessa nova era onde os conceitos pré-concebidos, rótulos e tentativas de estabelecimento de normas restritivas, já estão perdendo suas forças. Dando lugar ao novo, à diversidade, ao respeito e à aceitação.

A exposição “Humanos” te leva numa viagem emocionante através do inconsciente coletivo, passando pela vivência e percepção do observador, convergindo em direção às experiências mais intimas da artista.

Breve histórico da artista

Nascida em Brasília, Marlana Silva teve a oportunidade de morar em locais como: Salvador, Feira de Santana, Rio de janeiro, Ohio (EUA), Belo Horizonte e finalmente retornou a Brasília onde permanece até os dias de hoje. Todas as experiências e desafios ajudaram a construir sua personalidade marcante, intensa e passional, influenciando diretamente no seu estilo de trabalho.

Arteterapeuta e psicóloga, amplamente influenciada pelas teorias Jungianas. Participou da exposição Brasília 50 dimensões em dois momentos, o primeiro em setembro de 2008 e o outro em outubro de 2009. O projeto foi lançado em comemoração aos 50 anos de Brasília, no Espaço Renato Russo, na 508 sul. A idéia era que artistas de diferentes áreas – dança, teatro, artes visuais, design, música e moda – deixassem suas visões sobra a cidade com a ajuda dos próprios moradores. A artista produzia suas obras, in loco, abordando os observadores e criando obras inspiradas nas conversas estabelecidas por alguns minutos com cada um que teve a oportunidade de fazer parte da empreitada. Uma das obras dessa exposição encontra-se presente na atual: “Geração”.

A mesma fez parte da equipe do “Projeto Aconchego” de adoção tardia, que promove e auxilia a vinculação das crianças com seus pais adotivos. Esse trabalho baseava-se em técnicas de arte terapia e análises Junguianas. Tomou como referencia os trabalhos de Nise da Silveira, no hospital de saúde mental Pedro II (RJ), que inspiraram a exposição “imagens do inconsciente”, de obras dos seus pacientes. O trabalho com o grupo de crianças gerou muitas obras que podem ser vistas na sede do Projeto Aconchego e em sua dissertação na qual descrevia todo o processo utilizado, análises feitas e conclusões atingidas através da utilização da arte como instrumento terapêutico e catártico.

É Graduada em psicologia pela UNIP (Universidade Paulista); Pós-graduada em arteterapia pela FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo); Com experiência de mais de 10 anos de clínica psicológica, como psicoterapeuta sistêmica familiar.

Exposição “Humanos” de Marlana Silva

Composta por 14 obras
Abertura para o público: 30 de setembro (sexta-feira), às 19h
Local: Restaurante Carpe Diem do Brasília Shopping
Visitação: de segunda a sábado, das 11h às 23h e domingo, das 12h às 22h
Entrada franca
Classificação livre

Atualizado em 27/09/2016 – 10:05.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana