Candidatos
Especialistas ajudarão a escolher novo diretor-presidente do Zoológico de Brasília

Foi instituído nesta sexta-feira (11) o processo de recrutamento e seleção de candidatos para o cargo de diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. As regras estão na Portaria nº 17, de 10 de março de 2016, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.
O trabalho será conduzido por um comitê formado por cinco profissionais de competência e experiência comprovadas em áreas diretamente associadas à gestão pública e à conservação ambiental.
Até o dia 20 deste mês, o diretor-presidente interino do zoo, Rômulo Mello, deve propor os nomes dos integrantes do comitê e apresentar proposta detalhada de edital de seleção. A lista e o documento serão submetidos à aprovação do Conselho Deliberativo da Fundação Jardim Zoológico de Brasília.
O conselho deverá se manifestar em até dez dias e poderá sugerir aprimoramentos na proposta de edital ou indicar outros nomes para o comitê. As sugestões devem ser encaminhadas para deliberação do secretário do Meio Ambiente, André Lima. A relação com os componentes e o edital serão divulgados posteriormente.
Comitê
Os especialistas terão como competências avaliar os currículos dos candidatos, com base nos critérios gerais e específicos definidos no edital a ser divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente; apresentar ao titular da pasta, após o processo de seleção, até cinco candidatos aptos a ocupar o cargo; e entrevistar os postulantes.
A partir da lista encaminhada pelo comitê, o secretário do Meio Ambiente enviará a indicação de até três candidatos ao governador Rodrigo Rollemberg, a quem caberá a escolha e a nomeação do diretor-presidente. Até então, a escolha para o cargo era feita diretamente pelo chefe do Executivo local.
De acordo com a portaria publicada nesta sexta-feira, caso o selecionado seja exonerado ou destituído do cargo no futuro, em qualquer hipótese, os demais candidatos já indicados ao governador poderão ser chamados.
Requisitos
O edital trará as regras da seleção, mas a portaria já define requisitos que devem ser considerados pelo grupo para o recrutamento e a seleção de candidatos, como ser, preferencialmente, servidor público ocupante de cargo efetivo de nível superior, pertencente ao quadro de pessoal dos órgãos integrantes do Sistema Distrital de Meio Ambiente ou do governo de Brasília e com experiência mínima de dez anos em gestão pública ou privada em área afim.
Também são condições ter experiência de, no mínimo, dez anos em cargos gerenciais, cujas funções sejam correlatas às de gestão pública; ter, de preferência, formação e experiência nas áreas de atuação de zoológicos, de áreas protegidas e de projetos de desenvolvimento sustentável ligados à conservação de espécies da fauna; e não ter sido condenado em processos criminais ou julgado culpado em inquéritos administrativos ou sindicâncias.
“É um processo aberto, transparente e meritocrático para um cargo importante”, afirma o secretário do Meio Ambiente, André Lima. “Vamos estudar as propostas e ver o que é convergente com o que queremos. O zoológico não é só uma área de lazer, é também uma área de conservação de espécies. Esperamos que os candidatos tragam propostas inovadoras.”
Veja a íntegra da portaria.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas