Curta nossa página

Erasmo Tokarski

Envelhecimento provoca perda da hidratação e elasticidade da pele

Publicado

Foto/Imagem: iStock


De modo geral, a pele é o órgão do corpo humano que mais requer cuidados. Seja por fatores internos, como a alimentação ou externos, como por exemplo, a incidência do sol, ela pode ser bastante beneficiada ou prejudicada.

Com o passar dos anos é comum a pele mostrar sinais de envelhecimento. Manchas de sol, rugas e a flacidez são as primeiras evidências para esta parte do corpo. O avanço da idade também faz com que essa região sofra mutações ao longo da vida.

Mas, conforme pontua o dermatologista Erasmo Tokarski, apesar de ser um processo natural da vida, é possível investir em cuidados que atuem de forma preventiva nos possíveis problemas na pele.

“O envelhecimento traz a perda da hidratação, da elasticidade e oleosidade da pele. Também, por ficar bastante exposta, essa parte do corpo acaba se tornando mais frágil e vulnerável ao aparecimento de infecções ou machucados. Por isso, a prevenção é o melhor caminho”, diz.

No caso dos idosos, além de todos os fatores já mencionados, ainda há a existência de algumas doenças da idade. Com o envelhecimento, há uma importante redução na espessura da epiderme (camada mais superficial) e, principalmente, da derme (camada intermediária). Essas questões se dão pela diminuição da densidade de fibras elásticas e de colágeno, que podem ser agravados, também, pelos maus hábitos ao longo da vida.

O profissional relembra que o processo acontecerá com todos, ao longo da vida e à medida que os anos passam. Porém, Tokarski ressalta que hábitos já conhecidos como o uso do protetor solar, uma boa alimentação e a ingestão adequada de água são as medidas mais eficazes contra o envelhecimento cutâneo.

“Não existe segredo. A palavra certa é cuidado. Atualmente, existem tecnologias disponíveis para ajudar a retardar alguns processos ou controlar problemas de pele. Mas, o que nós profissionais da área pregamos é que o paciente procure fazer um cuidado preventivo. Sempre alinhado com um bom profissional, mas que olha para a pele no decorrer da vida e não somente quando perceber algum problema” aponta.

Atualizado em 22/07/2021 – 17:02.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade