Cidades

Emergências pediátricas do Gama são transferidas para o Hmib, na Asa Sul

em

O serviço de emergência pediátrica do Hospital Regional do Gama foi transferido para o Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul. Com isso, a unidade no Gama passa a receber apenas crianças em estado gravíssimo e internações dos pacientes transferidos pelo Hmib, que terá acesso a 20 leitos no hospital regional. A mudança, iniciada nessa quarta-feira (3), é temporária.

Durante o dia, em casos simples, a Secretaria de Saúde recomenda que a população procure atendimento nos centros de saúde de Santa Maria e do Gama, com as equipes Estratégia Saúde da Família.

De acordo com a pasta, são feitos de 150 a 200 atendimentos pediátricos diariamente no Gama. Desses, 10% são classificados como gravíssimos, e 75% poderiam ser direcionados para a atenção primária.

O superintendente da Região Sul, Marcelo Alexandrino, garante que a população não ficará desassistida. “Fizemos um pacto entre as unidades de saúde para que as crianças recebam o atendimento necessário.”

Segundo ele, a medida vai vigorar até que seja concluída a contratação de novos pediatras. O Hospital Regional do Gama tem hoje 12 médicos da especialidade, mas quatro estão em licença para tratamento de saúde.

Novas contratações de pediatras
De acordo com a Casa Civil do Distrito Federal, há um processo em andamento na pasta para que cinco pediatras sejam nomeados e lotados no hospital do Gama. Esses profissionais, de acordo com a Saúde, são do último concurso e pediram posicionamento em final de fila para serem chamados em outra convocação. O ato de nomeação deve ser encaminhado na semana que vem para assinatura do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Além disso, o Ministério Público do DF e Territórios autorizou a contratação de pediatras temporários. A seleção deve ser publicada ainda neste mês, e a previsão é que sejam chamados, pelo menos, 137 profissionais, entre eles, 30 especializados em neonatologia, ou seja, em bebês com até 28 dias de vida.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile