Economia no DF cresce mais que a média nacional em 2014
O desempenho dos setores produtivos de Brasília cresceu, no geral, mais que a média do País. É o que revelam dados do Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF) referentes ao quarto trimestre e à média anual de 2014. Os números foram divulgados pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) nesta quinta-feira (9).
O Idecon-DF indica que a atividade econômica no DF cresceu 1% no quarto trimestre de 2014, comparado ao mesmo período de 2013, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou retração de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional nos três últimos meses do ano passado.
O desempenho dos setores de agropecuária, que cresceu 2,7%, e de serviços, que registrou aumento de 1,2%, contribuiu para o resultado positivo da economia brasiliense no trimestre final de 2014. Esses índices compensaram a redução de 1,6% na atividade industrial.
Em termos de média anual, o índice de desempenho aponta crescimento local de 1,8% em 2014 comparado a 2013 — o PIB-Brasil nesse período aumentou 0,1%. Apesar de a indústria brasiliense ter recuado 1,5%, a agropecuária cresceu 11,5% e o setor de serviços, 2%. Esse último é especialmente influenciado pela atividade pública, que responde por mais da metade da economia do DF.
“O setor público foi o grande responsável pela estabilidade e pelo crescimento registrados pelo Idecon”, ressalta o diretor interino de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Flávio Gonçalves, ao explicar que, apesar da porcentagem menor, o segmento de serviços tem peso mais significativo que o da agropecuária.
Serviços
O setor de serviços é responsável por 94% de toda a atividade econômica de Brasília. Os segmentos com resultados positivos nos três últimos meses de 2014 foram o de informação (telefonia móvel, acesso à internet e TV por assinatura), que cresceu 5,3%, e o de administração, saúde e educação públicas, com 1,4%.
O grupo intermediação financeira, seguros e previdência complementar apresentou redução de 4,1%, especialmente por conta da elevação da taxa de juros, que se refletiu no aumento do custo das linhas de financiamento. O comércio também sofreu queda de 4,2%. A redução do ritmo de crédito, os juros elevados, a alta da inflação e o atraso no pagamento dos servidores públicos distritais afetaram o consumo no fim de 2014.
O segmento outros serviços, que inclui atividades de alojamento, alimentação, imobiliárias, e aluguéis, entre outros, cresceu 4,7% nos últimos três meses de 2014 em Brasília.
Agropecuária
O crescimento de 11,5% da agropecuária em 2014 — setor que responde por 0,3% da economia do DF — é resultado da boa safra das principais culturas temporárias, como feijão, milho, soja, tomate, batata-inglesa, mandioca e laranja. A estabilidade climática e o uso de avanços tecnológicos na produção permitiram a extensão do período do cultivo e o aumento da produtividade.
Indústria
Embora tenha registrado queda de 1,6% no quarto trimestre de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013, a indústria — referente a 5,7% do PIB local — registrou melhor performance do que a nacional. Segundo o IBGE, no ano passado houve decréscimo de 1,9% nessa atividade em todo o País. Os números desfavoráveis no cenário distrital podem ser explicados pela crise financeira enfrentada pelo governo no fim do ano passado e pela redução do volume de vendas no comércio.
Atualizado em 10/04/2015 – 09:52.
Nesta quarta (13)
Bluefit inaugura nova unidade em Águas Claras com promoção de Black Friday
Nesta quarta-feira, 13 de novembro, a Bluefit inaugura sua nova unidade em Águas Claras, no Distrito Federal, com uma cerimônia de inauguração que marcará mais um passo na expansão de uma das maiores redes de academias do país. A unidade, chamada Bluefit Águas Claras III, localizada na Av. Sibipiruna, S/N, Sul (Águas Claras), oferece uma estrutura premium e ampla, com equipamentos modernos, equipe qualificada e mais de 30 modalidades coletivas para a prática de atividades físicas. Com essa abertura, a Bluefit consolida sua presença em Brasília e reforça o compromisso de proporcionar uma experiência completa para quem busca qualidade de vida, com diversas modalidades e uma infraestrutura de última geração.
Os novos alunos da Bluefit Águas Claras III poderão aproveitar as condições especiais de matrícula com a campanha Blue Friday, a Black Friday da marca, que oferece a primeira mensalidade grátis* e acesso total à estrutura premium da academia.
João Maia, CEO da Bluefit, afirma: “A Bluefit tem crescido de forma expressiva ao oferecer aos alunos uma estrutura de alta qualidade e acessível. Investimos fortemente na capacitação de nossas equipes e oferecemos uma grande variedade de aulas em modalidades como bike, lutas e coletivas. A alta demanda por saúde e bem-estar em Brasília nos motivou a investir na cidade. Nosso propósito é proporcionar essa experiência Bluefit com preços justos, levando bem-estar para todo o Brasil.”
A unidade Bluefit Águas Claras III também se destaca por ser a quarta unidade da rede a adotar o novo modelo moderno da marca em Brasília, projetado para proporcionar uma experiência premium com ambientes confortáveis e bem equipados.
A nova unidade conta com áreas dedicadas à musculação, peso livre, B-Cross, arena fitness, arena bike, além de estacionamento rotativo e vestiários modernos. Além disso, oferece mais de 30 aulas coletivas, como dança (Zumba e FitDance) e lutas, além de programas de treino diversos, adaptados a diferentes objetivos.
Entre os principais diferenciais da Bluefit estão as unidades que funcionam 24 horas, proporcionando comodidade para quem tem rotinas intensas, além de instrutores capacitados que acompanham os alunos em todas as etapas do treino, seja para perda de peso, ganho de massa muscular, condicionamento físico ou saúde mental.
No final de outubro, a rede de academias também inaugurou sua unidade Bluefit Park Sul, expandindo ainda mais a presença do Bluefit no Distrito Federal e oferecendo aos moradores um ambiente moderno e acessível para a prática de atividades físicas. “Queremos atender à crescente demanda dos consumidores por academias acessíveis, sem renunciar a qualidade e conforto. Nosso objetivo é que as academias Bluefit se tornem referência para saúde e bem-estar em todas as regiões em que atuamos, promovendo hábitos saudáveis em ambientes acolhedores e bem localizados”, acrescenta Miguel Pantazis, CEO da 4P Capital e sócio da Bluefit.
A inauguração da Bluefit Águas Claras III marca um avanço na expansão da rede e oferece novas oportunidades de emprego. Há vagas disponíveis para professores de musculação, ginástica coletiva, artes marciais, dança, estagiários em musculação e ginástica, além de promotores de vendas e atendimento. Os interessados podem se candidatar no site da Bluefit Carreiras. Para mais informações sobre matrículas e a nova unidade, acesse o site da Bluefit.
Conheça a Bluefit Águas Claras III e transforme sua qualidade de vida com infraestrutura moderna e suporte profissional. Faça sua matrícula e aproveite as condições especiais de inauguração.
Saúde e bem-estar nunca estiveram tão ao seu alcance!
*Informações sobre a campanha de Black Friday “Blue Friday – TÁ PAGO”: Promoção válida de 01/11 a 02/12 de 2024, com primeira mensalidade gratuita mediante pagamento da taxa administrativa de R$ 9,90.
Atualizado em 13/11/2024 – 06:41.
DF Mais Seguro – Segurança Integral
Outubro registra o menor número de crimes contra a vida em 25 anos
O programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, implementado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e que completa um ano este mês, contribuiu para a redução dos índices de homicídios e Crimes Contra a Vida (CVLIs) na capital. De acordo com levantamento da SSP-DF, o número de vítimas de CVLIs em outubro foi de 20, uma queda de 35,5% em relação ao mesmo mês de 2023, quando foram registradas 31 vítimas. Os CVLIs incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
O número de homicídios, por exemplo, foi o menor desde o ano 2000, com apenas 18 ocorrências em 2024, contra 40 em 2000. No acumulado do ano (janeiro a outubro), em comparação ao ano passado, houve uma redução de 10% nos homicídios, de 190 para 171, e de 13,7% nos CVLIs, de 234 para 202. Também foi observada uma queda de 4,6% nas tentativas de homicídio, com 440 registros este ano, contra 461 no ano passado. No caso do latrocínio, o número de ocorrências caiu de 15 para 4 nos primeiros dez meses de 2024.
“O ano passado registramos a menor taxa de homicídios dos últimos 47 anos e nos tornamos a segunda capital mais segura do país. Em 2024, com o apoio do governador Ibaneis Rocha, estamos avançando com a política de segurança integral, com o objetivo de melhorar ainda mais os resultados. O trabalho das forças de segurança, em conjunto com diversos setores do governo e da sociedade, tem sido crucial para alcançar esses resultados positivos”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Avelar também ressaltou a importância do trabalho da Polícia Civil, no aumento da resolução de crimes e no combate ao crime organizado, e da Polícia Militar, no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas. A atuação do Corpo de Bombeiros, com seu rápido tempo de resposta, também tem sido fundamental. Além disso, o apoio do Detran tem sido importante para a segurança viária e para a redução de mortes no trânsito.
Proteção da mulher
Em relação aos feminicídios, houve uma redução de 37,9% nos primeiros dez meses de 2024, com 18 casos registrados, contra 29 no mesmo período de 2023. “Embora os números mostrem uma redução, não há razão para comemorar, pois enquanto houver uma vítima de feminicídio no DF, não descansaremos. O enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade do Governo do Distrito Federal, que atua de forma integrada com diversos segmentos da sociedade civil”, afirmou Avelar.
Entre janeiro e setembro deste ano, 3.225 agressores foram presos em flagrante, pelas forças de segurança, por violência doméstica. Isso corresponde a uma prisão a cada duas horas, em média. A responsabilização e punição dos agressores são essenciais para evitar o agravamento desse tipo de crime. A SSP-DF também desenvolve o programa Mulher Mais Segura, que visa a criação e monitoramento de ações e tecnologias voltadas à proteção das mulheres. Este ano, 38 agressores foram presos por meio do Dispositivo de Proteção à Pessoa (DPP) e Viva Flor.
Crimes contra o patrimônio
Nos primeiros dez meses de 2024, todos os seis tipos de Crimes Contra o Patrimônio (CCPs) monitorados pela SSP-DF apresentaram queda. O roubo em transporte coletivo teve a maior redução, de 48,9%, com 207 ocorrências, contra 405 no mesmo período de 2023. O roubo a transeunte teve queda de 17,6%, enquanto o furto em veículos e os roubos a residência, veículo e comércio apresentaram reduções de 2,5%, 30,4%, 20,5% e 30,3%, respectivamente. No total, essa diminuição representa 2,6 mil crimes a menos no Distrito Federal.
Atualizado em 12/11/2024 – 21:24.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2795 pode pagar prêmio de R$ 200 milhões neste sábado (09/11)
-
Invencível
Michael Schumacher: o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos
-
Ainda dá tempo de apostar
Mega-Sena 2795 sorteia prêmio de R$ 200 milhões neste sábado (09/11)
-
"Comprou, Concorreu”
Promoção de Natal 2024 do Pátio Brasil vai sortear um Citroën Basalt
-
Maior valor da história
Mega da Virada vai pagar prêmio de R$ 600 milhões; apostas já estão abertas
-
Futuro da humanidade
Elon Musk e seu ousado sonho de construir uma cidade em Marte
-
Dra. Sandra Sapienza*
Estudos revelam relação entre saúde bucal e o Alzheimer
-
Inovação e tecnologia
Elon Musk e a revolução da indústria espacial e automobilística