Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Foto/Reprodução Google

Cultura na pauta

Distritais vão bater na porta do Buriti para liberar mais recursos

Luís Cláudio Alves

Um grupo de deputados distritais vai se reunir na próxima semana com o governador Rodrigo Rollemberg para tentar acelerar a votação dos projetos de leis complementares que compõem a chamada Lei Orgânica da Cultura (LOC).

A ação foi articulada em reunião nesta quarta-feira (2) com distritais e representantes do Fórum de Cultura do DF. Os projetos são de autoria do próprio governo, que teria recuado em função da previsão de não contingenciamento dos recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), prevista na nova legislação.

O presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), ficou encarregado de conversar com o líder do governo e presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), Agaciel Maia (PR), para destravar a apreciação dos projetos, que ainda não tem relatores indicados naquela comissão.

Outra ação articulada no encontro foi o levantamento dos dados do último edital lançado pelo FAC. Uma das reclamações do segmento cultural é a de que o governo não está disponibilizando todos os recursos do Fundo. Este ano, os recursos estimados do FAC são de R$ 64 milhões, mas somente R$ 35 milhões foram oferecidos no edital.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Ainda durante a reunião, o deputado Cláudio Abrantes (sem partido) alertou que o governo pretende apresentar uma modificação na proposta da LOC, a fim de que o não contingenciamento dos recursos do FAC só entre em vigor a partir de 2019.

Também participaram do encontro os deputados Prof. Reginaldo Veras (PDT), Wasny de Roure (PT) e Ricardo Vale (PT). Os cinco deputados presentes deverão integrar o grupo que se encontrará com o governador Rollemberg na próxima semana.

Outra reivindicação dos representantes da cultura é a independência financeira do FAC. Além disso, os artistas argumentam que a LOC vai alavancar a produção cultural no DF. Uma nova reunião para avaliar as ações deverá acontecer na próxima segunda-feira (7).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Amamenta Brasília

Mães saudáveis com leite excedente podem se cadastrar no Amamenta Brasília pela internet ou pelo telefone 160 (opção 4)

Universidade de São Paulo

Ondas sonoras de alta frequência podem destruir vírus como SARS-CoV-2, H1N1 e outros sem causar danos a células, sendo alternativa para novos tratamentos

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.