Curta nossa página

Distritais comentam os 100 primeiros dias do governo de Rodrigo Rollemberg

Publicado

Foto/Imagem:


Iniciada há 100 dias, a gestão de Rodrigo Rollemberg à frente do Governo do Distrito Federal (GDF) foi avaliada por alguns deputados na sessão ordinária da Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (9). Em pronunciamento, o deputado Chico Vigilante (PT) apresentou informações e números relativos ao período: “Já que o governador se recusou a apresentar um balanço, eu o farei”. Segundo o líder do governo na Casa, deputado Júlio César (PRB), ao final do primeiro quadrimestre será divulgado um balanço.

Empunhando um relatório escrito, Vigilante criticou o aumento no número de cargos de secretário de Estado, bem como de gastos com comissionados – segundo o distrital, essas despesas subiram mais de R$ 500 mil por mês. O petista destacou, ainda, a criação de 450 cargos em comissão na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, no lugar de realizar concurso público. Além disso, Vigilante lamentou o não cumprimento de promessas de campanha, a exemplo da eleição para administradores regionais, e apontou haver mais de R$ 2 bilhões em caixa.

O deputado Prof. Israel (PV), no entanto, afirmou ser necessário reconhecer os avanços dos primeiros meses do governo, “mesmo diante de um quadrimestre atípico”. O distrital explicou as mudanças econômicas ocorridas recentemente – as quais, segundo ele, causaram crises em 17 estados e na União. Para ele, a ênfase nos gastos públicos nos últimos anos para sustentar a economia foi responsável pelo quadro atual. “Agora é necessário cortar os gastos públicos, pois vivemos um novo ciclo econômico”, avaliou.

Já o deputado Joe Valle (PDT) defendeu um “choque” do setor produtivo da cidade para alavancar o desenvolvimento econômico local. Em sua opinião, o governo precisa gerar condições para que o setor produtivo impulsione a economia, caso contrário, as contas do GDF não fecharão no final do ano.

Atualizado em 13/04/2015 – 16:58.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana