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BRB Mobilidade

DFTrans é extinto e BRB assume bilhetagem automática de ônibus

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Foto/Imagem: Tony Winston/Agência Brasília


O Banco de Brasília (BRB) assume, a partir desta segunda-feira (4), o processamento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal. A Secretaria de Mobilidade continua a atuar como gestora do SBA.

Com a migração da solução de bilhetagem para o BRB, o usuário passa a ter à disposição uma rede ampliada de postos de recarga, um novo aplicativo Mobile (APP) – BRB Mobilidade (disponível nas lojas IOS e Android) para consulta de saldos e extratos , além de uma central exclusiva de atendimento telefônico (61 – 3120-9500) para dúvidas, sugestões e reclamações. A partir de quarta-feira (6), também será possível fazer a recarga, por meio de boleto, pelo aplicativo e verificar os itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus.

No total, a população que utiliza o SBA terá à disposição 73 postos de atendimento para a realização dos serviços de cadastro e recarga dos cartões. Neste primeiro momento, não haverá qualquer mudança no processo de cadastramento e os usuários não precisam realizar nenhum tipo de procedimento especial para continuar usando seus cartões.

Desde setembro, ainda durante o processo de transição, o BRB vinha aumentando a capilaridade da recarga dos cartões Brasília Cidadã, oferecendo atendimento aos usuários em 40 novas unidades do BRB Conveniência. A lista completa dos postos de atendimento onde a recarga pode ser realizada está disponível no site Bilhete Único e no endereço do BRB Mobilidade.

“A chegada do Sistema de Bilhetagem Eletrônica ao BRB tem como objetivo garantir a melhoria do processo e a experiência do usuário, oferecendo estabilidade do sistema, mais pontos de atendimento para recarga, uma central telefônica e consulta de saldo, extrato e recarga por meio do aplicativo”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A transferência para o BRB do sistema de processamento do SBA possibilitará, também, a redução de fraudes e proporcionará maior ganho de eficiência operacional à atual solução. Com todas as ações previstas, o BRB Mobilidade estima uma diminuição em fraudes na ordem de R$ 300 milhões, ao longo dos próximos quatro anos.

“Como empresa do sistema financeiro, o BRB tem a expertise na gestão de recursos, na implementação de meios de pagamento, e possui ampla rede de correspondentes para comercialização das recargas, além de padrões de controle e governança elevados”, afirmou o presidente do Banco.

Para uma segunda etapa, prevista para o início do ano que vem, a ideia é que os usuários já consigam fazer novos cadastramentos pelo aplicativo, sem a necessidade de deslocamento físico até um dos postos de atendimento.

BRB Mobilidade

O que muda para o usuário a partir desta segunda(4)?
Aumento dos postos de atendimento para recarga ampliada de 13 para 73 lojas do BRB Mobilidade, espalhadas por diferentes pontos da cidade. Possibilidade de consultar saldos, extratos, itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus, por meio do app BRB Mobilidade, aplicativo que estará disponível nas lojas IOS e Android.

A partir de quarta-feira (6), também será possível fazer a recarga, por meio de boleto, pelo aplicativo.

É preciso fazer recadastramento?
Não. Os cadastramentos já realizados continuam válidos. Para quem nunca se cadastrou, e quer adquirir um cartão Brasília Cidadã, é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.

Onde a recarga será feita?
A recarga continua a ser feita nos postos de atendimento já existentes, além de 60 novas lojas BRB Mobilidade. A lista completa você encontra site Bilhete Único e no endereço do BRB Mobilidade.

A partir de quarta-feira (6), a recarga, via boleto, também poderá ser feita por meio do aplicativo BRB Mobilidade, disponível nas lojas IOS e Android. Também, por boleto, a recarga pode ser feita por meio do site Bilhete Único.

Onde posso tirar dúvidas?
O BRB Mobilidade criou uma central de atendimento exclusiva para dúvidas, sugestões e reclamações. O número é (61) 3120-9500

Como fica a questão das gratuidades?
Não há nenhuma alteração.

Quem tem CNH digital

Motoristas do Distrito Federal já podem pagar multas pelo celular

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A partir desta segunda-feira (1º), os condutores do Distrito Federal terão mais comodidade para quitar débitos relativos a multas de trânsito.

O serviço está disponível para infrações cometidas em rodovias distritais, fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O app permite que o condutor, que já tenha a carteira digital, imprima suas multas e os boletos de pagamento das infrações cometidas nas rodovias sob circunscrição do DER/DF e em trechos fiscalizados por outros órgãos autuadores conveniados ao sistema RADAR, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em 2016.

Benefícios do App

O aplicativo avisa sobre o vencimento da CNH, emite notificações de recall e fornece a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas. Nesse momento o CDT só permite o desconto de 20% sobre a multa caso a quitação ocorra antes do vencimento. Após essa data, o infrator paga o valor integral mais eventuais acréscimos.

O abatimento de 40% é possível em outro aplicativo, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que também foi desenvolvido pelo Serpro. O DER/DF também utiliza este sistema e disponibiliza o desconto desde que o motorista pague a multa antes do vencimento e abra mão de recurso.

A previsão é que, até o final deste ano, o SNE seja totalmente integrado à CDT, que permitirá ambos os descontos.

Como funciona hoje

Antes do serviço oferecido via app, quando o interessado desejava verificar se foi flagrado em alguma infração de trânsito em vias do DER/DF, ele teria de acessar o site do DER/DF ou do Detran-DF para verificar se havia algum registro de autuação e efetuar o pagamento destas multas, caso não quisessem entrar com recurso.

Agora, com os cidadãos utilizando o aplicativo para consulta e pagamento direto das multas uma parte do valor pago no processo será economizado e convertido em mais ações de fiscalização e educação de trânsito.

O superintendente de trânsito do órgão, Elcy Ozório dos Santos está otimista quanto à utilização do aplicativo pelos motoristas.

“Esperamos que boa parte dos condutores utilize esta funcionalidade para pagamento dos autos de penalidade. Através dele teremos controle, em tempo real, dos pagamentos de multas realizados possibilitando que realizemos o planejamento em áreas de fiscalização e educação do trânsito com estes recursos”, declarou.

Como utilizar o serviço?

Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

Após baixar o aplicativo, faça o cadastramento, com login e senha (que também servirão para acessar o Portal Gov.br). Se o usuário já for cadastrado no portal do governo, basta usar os mesmos login e senha.

Após a validação, faça login no aplicativo, clique em Infrações e selecione o filtro desejado: Por infrator ou Por veículo.

Ao selecionar a infração, caso o Órgão Autuador (OA) já tenha aderido ao pagamento na CDT será apresentada a opção Solicitar boleto ao usuário. A disponibilização do boleto é realizada em tempo real.

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10ª edição

Campanha Agro Pinheiro oferece produtos em condições especiais

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Com o mês de maio chegando ao fim, a Agro Pinheiro se aproxima nas próximas semanas para oferecer promoções exclusivas de diferentes produtos agropecuários. A iniciativa é da empresa Pinheiro Ferragens para otimizar a reforma e/ou a construção de imóveis urbanos ou rurais dos seus clientes. Neste ano, é celebrada a 10ª edição da campanha.

“Um dos produtos que esta ação promocional contempla são as telas que cercam e dividem áreas. Disponibilizamos, por exemplo, telas para viveiro, alambrado, galinheiro, pinteiro e até mangueirão. Estes materiais chegam até 25 metros”, conta Natália Brito, gerente de Marketing da Pinheiro Ferragens.

No período de quarentena, onde o isolamento social se faz necessário por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), os projetos que, até então, foram adiados, podem sair do papel para iniciar as movimentações de reforma em casa ou em chácaras, fazendas, sítios e, inclusive, em haras.

A gerente de Marketing ainda informa que são oferecidos arames farpados para garantir a proteção das residências juntamente às concertinas e lanças. Com estes materiais, é possível evitar invasões e roubos.

“Além disso, sabemos que as cercas precisam ser renovadas para que elas possam continuar mantendo a segurança dos moradores. É indispensável fazer a manutenção desses produtos, portanto, vamos incluir os arames lisos, catracas e grampos nos itens promocionais. Os descontos chegam até 30% e durarão até o fim dos nossos estoques”, informa.

Os itens em oferta estarão disponíveis nas lojas localizadas no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e em Taguatinga (QI 11).

Sobre a Pinheiro Ferragens

Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

  • Pinheiro SIA
    Telefone: (61) 3012-8181
    SIA Trecho 2/3 em frente ao Sebrae
  • Pinheiro Taguatinga
    Telefone: (61) 3354-8181
    QI 11 Lotes 2/26
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Open Knowledge Brasil

Distrito Federal é primeiro lugar em transparência sobre Covid-19

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Foto/Imagem: Secretaria de Saúde-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) vem sendo destaque no enfrentamento ao novo coronavírus e também na maneira transparente como tem conduzido as questões referente ao assunto. E foi o quesito transparência que levou o DF, com a nota máxima de 100 pontos, a alcançar o primeiro lugar no ranking da Open Knowledge Brasil (OKBR).

A avaliação considera a publicação de informações em sites oficiais do governo referentes a questões que envolvem a pandemia da Covid-19 – como casos, status de atendimento, doenças preexistentes, ocupação de leitos e testes, entre outros enfoques.

Portal Covid-19

Além da atualização contínua dos sites oficiais, o GDF também elaborou o Portal Covid-19, centralizando informações sobre contas, painéis de dados e orientações sobre como proceder nos casos de suspeita.

O site é monitorado e atualizado todos os dias e conta com o auxílio permanente das secretarias de Saúde (SES) e Segurança Pública (SSP) e da Casa Civil. A página é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), que produz conteúdo com recursos disponíveis e sem gastos públicos extras.

“É gratificante, uma vez que temos evoluído dia a dia no nível de transparência”, comemora o controlador-geral do DF, Paulo Martins. “É um esforço constante, já que estamos em um momento delicado e com tantas questões a serem consideradas. Uma boa notícia que nos anima a continuar nessa luta.”

O Portal Covid-19 disponibiliza, desde que foi lançado, todas as compras realizadas na missão de combater a pandemia e manter a população a par das ações do governo. As informações, abertas ao público em geral, podem ser acessadas por computador ou dispositivos móveis.

Confira os dados da Open Knowledge Brasil (OKBR).

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