Curta nossa página

Defesa Civil orienta moradores de áreas de risco sobre como evitar alagamentos, incêndios…

Publicado

Foto/Imagem:


O fim do ano reserva o período mais perigoso para quem vive em áreas de risco no Distrito Federal, quando fortes chuvas ameaçam residências construídas em locais sem infraestrutura adequada. Muitos acidentes são evitados em função do trabalho dos 50 agentes da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Somente em 2015, eles fizeram 140 visitas técnicas.

Além de avaliar a situação de vulnerabilidade das edificações, os profissionais analisam se o solo em pontos inclinados pode ceder e orientam moradores a adotar medidas de redução de danos, como manter o ambiente limpo e preservar a mata nativa.

De acordo com mapeamento da Defesa Civil, 4,96 mil famílias residem em áreas passíveis de acidentes, alagamentos e desmoronamentos. O estudo contribui para o governo de Brasília desenvolver um conjunto de políticas públicas voltado para essas comunidades. O trabalho da Defesa Civil, por exemplo, subsidia o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel Urbano (Samu) sobre rotas alternativas de acesso em caso de chamada de emergência.

Problemas
Na Vila São José, em Vicente Pires, algumas ocupações irregulares impedem a passagem de veículos de resgate, como pontua o agente de Defesa Civil Carlos Café: “Nossa preocupação é garantir que, em caso de incêndio ou desmoronamento, as equipes tenham condições de prestar socorro às pessoas”.

Durante as visitas, os problemas mais recorrentes identificados pelos agentes são: vegetação desmatada, rios e córregos assoreados e excesso de lixo descartado em lugares inadequados. Aliado à chuva, o acúmulo desses problemas contribui para o enfraquecimento do solo e os desabamentos.

Quando o risco de acidente é iminente, a Defesa Civil pode interditar o local. Se necessário, são acionados a Agência de Fiscalização (Agefis), a Polícia Militar e o Conselho Tutelar — caso haja crianças em situação de vulnerabilidade.

Conscientização
Além do trabalho técnico, os agentes de Defesa Civil também levam conscientização aos moradores de áreas de risco, alertando-os sobre medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Para o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, do Corpo de Bombeiros Militar, o trabalho dos agentes nas comunidades ao longo do ano tem sido eficiente do ponto de vista técnico e educativo. “Quando há a vinculação com a comunidade, isso facilita na recepção da mensagem e nas ações que precisamos executar, mesmo as mais duras”, ressalta.

Canais
A Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 3362-1934, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O atendimento também é feito pelo celular 9427-5076, em regime de plantão. Em casos de emergência, como alagamentos, o Corpo de Bombeiros deve ser contatado pelo 193.

Saulo Araújo, da Agência Brasília

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abatimento no IPTU ou IPVA 2025

Prazo para indicações do Nota Legal é prorrogado até sexta-feira (24)

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Nota Legal
Foto/Imagem: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os contribuintes do Distrito Federal ganharam mais tempo para indicar os créditos do programa Nota Legal. O prazo, que inicialmente terminaria nesta segunda-feira (20), foi prorrogado até sexta (24), após relatos de congestionamento no sistema no último dia para as indicações. A Secretaria de Economia (Seec-DF) reforça que o sistema segue monitorado para evitar novos congestionamentos e garantir o atendimento aos contribuintes.

A medida tem como objetivo garantir que todos os participantes do programa tenham a oportunidade de utilizar seus créditos. “Identificamos um volume elevado de acessos no sistema ontem, o que acabou dificultando as indicações”, afirmou o secretário de Economia, Ney Ferraz. “Com a prorrogação, queremos assegurar que nenhum contribuinte seja prejudicado.”

Indicações

Os créditos do Nota Legal podem ser utilizados para abatimento no IPTU ou no IPVA de 2025. Para fazer a indicação, basta acessar o site oficial do programa e seguir as instruções.

Segundo o secretário-executivo de Fazenda, Anderson Roepke, até o momento, 268.309 contribuintes já fizeram a indicação. “A gente espera com esse prazo ter um crescimento no número de indicações, mas já temos mais de R$ 56,1 milhões indicados para abatimento em IPVA e outros R$ 26 milhões indicados para abatimento no IPTU”, detalhou.

O Nota Legal é um dos principais programas de incentivo fiscal do DF, oferecendo benefícios a consumidores que exigem a nota fiscal em suas compras. Mais informações e suporte podem ser obtidos diretamente no portal do programa ou nos canais de atendimento da Seec-DF.

CONTINUAR LENDO

Ainda dá tempo

Nota Legal: prazo para indicar créditos termina nesta segunda (20)

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

Os contribuintes do Distrito Federal têm até esta segunda-feira, 20 de janeiro, para indicarem os créditos do programa Nota Legal para abaterem os impostos de IPVA e IPTU relativos ao ano de 2025.

Em 2025, a indicação de créditos do programa Nota Legal começaram mais cedo. Segundo a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Secretaria de Economia (Seec-DF), Giovanna da Cruz Botelho, o principal motivo para a antecipação da data – antes a indicação dos créditos era entre os dias 4 e 31 de janeiro – foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.

“Era uma demanda dos próprios contribuintes, que reclamavam que o boleto chegava e não estava com o valor do abatimento. Com esse prazo, conseguimos fazer o casamento dos dados, gerar os boletos com os valores corretos e evitar divergência”, comenta. “Havia casos de pessoas que faziam o pagamento do boleto com o valor errado. Agora isso não vai mais acontecer”, complementa.

“Nesta época do ano, ajuda muito abater os créditos no IPVA e no IPTU. É uma ajuda que vem em bom momento. Além disso, ao pedir o CPF na nota, o contribuinte automaticamente está agindo como fiscal e colaborando para que esse tributo seja revertido para a própria população, para colocar em prática os direitos fundamentais. E, para ele, ainda há o bônus de conseguir esse crédito”, analisa a coordenadora.

Para fazer a indicação, o contribuinte deve acessar o Portal do Nota Legal, consultar o saldo de créditos e indicar o veículo ou o imóvel para abatimento do imposto. Para quem ainda não possui cadastro no Nota Legal, basta acessar o mesmo site e realizar a inscrição.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense