Curta nossa página

14 anos

Contribuinte terá de incluir na declaração CPF de dependente

Publicado

Foto/Imagem:


Os contribuintes terão de incluir na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) o número do CPF dos dependentes com idade a partir de 14 anos. A novidade está na Instrução Normativa 1610, publicada hoje (25) no Diário Oficial da União.

Antes da mudança, a idade de obrigatoriedade do CPF na declaração do Imposto de Renda estava estabelecida em 16 anos ou mais. De acordo com a instrução normativa, a nova regra vale a partir de hoje , data da publicação do texto, e deve ser respeitada na declaração deste ano.

O período de entrega da declaração do IR deve ocorrer a partir de março, com o fim do prazo previsto para 29 de abril, mas o contribuinte pode começar a fazer o rascunho . De acordo com a Receita, a procura pelo rascunho da declaração quase triplicou em 2016 em relação ao ano passado.

A Receita informou que 174,8 mil contribuintes baixaram a ferramenta desde que ela foi lançada, há seis meses. O número representa um salto de 153% em relação aos 69 mil contribuintes que usaram o rascunho em 2015.

A redução da  idade obrigatória de inscrição no CPF para dependentes constantes da Declaração do Imposto de Renda Pessoas Física reduz  o  risco  de  fraudes  relacionadas  à inclusão de dependentes  fictícios e também de um mesmo dependente em mais de uma declaração.

Daniel Lima, Agência Brasil

Atualizado em 26/01/2016 – 08:36.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

No DF, é ação o ano inteiro

Profissionais da Atenção Primária à Saúde se unem no combate à dengue

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Dengue mosquito Aedes aegypti
Foto/Imagem: Freepik

A Atenção Primária à Saúde (APS) intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, no Distrito Federal. Atividades educativas para prevenir a proliferação do mosquito e reconhecer os sintomas da dengue passaram a ocorrer em escolas e estabelecimentos comerciais, além de terem sido incorporadas à rotina dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas visitas domiciliares.

“Intensificar essas ações neste momento terá um impacto significativo na redução do número de focos do Aedes aegypti e, assim, no número de casos da doença. Com o esforço conjunto, vamos fazer a diferença e proteger a saúde de todos”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. A gestora ressalta a existência do “Plano de Contingência para Respostas às Emergências em Saúde Pública por Dengue, Chikungunya e Zika”, com ações previstas para 2024 e 2025, conforme a evolução dos números da doença.

Neste momento, o foco é educativo. Ao longo do mês de outubro, profissionais da APS receberam material informativo para ser distribuído em ações junto à população, como cartazes e cartilhas. “A educação em saúde é uma ferramenta essencial nesse processo, e os profissionais da Atenção Primária à Saúde têm um papel fundamental, orientando a população e incentivando a mobilização comunitária”, explica a gerente de Apoio à Saúde da Família, Simone Lacerda.

Vigilância epidemiológica

Apesar de o Distrito Federal ter registrado, em 2024, uma elevação de 873,5% no número de casos prováveis de dengue comparado a 2023, com 275.911 ocorrências, o momento atual mostra um cenário mais tranquilo. Agora, a cada semana, são cerca de 200 pacientes com suspeita da doença, mantendo a tendência de poucos números para o mês de outubro.

Porém, é necessário estar atento. “Neste momento, a nossa incidência de casos está dentro do esperado para esse período do ano. É diferente, por exemplo, do que nós vivemos ano passado, quando nesta época nós já estávamos acima do esperado”, explica o chefe da Assessoria da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), Victor Bertollo.

Ainda assim, a Secretaria de Saúde mantém a vigilância epidemiológica dos números, com novos boletins emitidos semanalmente. Mais ações de combate à dengue vão ocorrer para prevenir a doença. A pasta também realiza a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme indicado pelo Ministério da Saúde.

Atualizado em 05/11/2024 – 11:52.

Continuar lendo

Das 9h às 16h, no Sudoeste

CIEE promove Maratona de Vagas em Brasília entre os dias 12 e 13 de novembro

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Maratona de Vagas CIEE
Foto/Imagem: Divulgação/CIEE

Entre os dias 12 e 13 de novembro, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, abre as portas da sua unidade em Brasília, localizada no Sudoeste, para a Maratona de Vagas. O evento gratuito vai ofertar 719 oportunidades para estagiários e aprendizes, e acontece das 9h às 16h.

Entre as vagas disponíveis, mais de 600 são destinadas ao programa de estágio; voltadas aos estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior a partir dos 16 anos. As áreas de Administração, Direito, Tecnologia e Comunicação contabilizam o maior número de vagas.

Já o programa de Aprendizagem contabiliza mais de 105 oportunidades. Para se candidatar às vagas nesta modalidade é preciso ter entre 14 e 24 anos incompletos, estar cursando o ensino Fundamental/Médio, ou ter concluído os estudos. As vagas são destinadas principalmente para os arcos Administrativo, Açougue, Serviços, Logística, entre outros.

Segundo Júlio César da Silva, gerente de Atendimento do Centro-Oeste, Norte e DF do CIEE, a ação busca levar oportunidades de inclusão no mundo do trabalho aos jovens. “A maratona tem o intuito de oferecer aos jovens e estudantes atendimento personalizado para dar o primeiro passo no mundo do trabalho. As unidades e postos de atendimento do CIEE estarão preparados para receber os interessados e fornecer todas as informações necessárias”, conta.

Para participar, os interessados devem comparecer à unidade (SHC/SW, EQSW 304/504, Lote 02 – Edifício CIEE – Sudoeste) com os documentos pessoais. O preenchimento do perfil na plataforma da instituição requer endereço completo e contatos, como e-mail e número de telefone.

Atualizado em 05/11/2024 – 07:09.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense