Curta nossa página

Faça de casa

Conheça alguns serviços on-line do GDF para usar durante o lockdown

Publicado

Foto/Imagem: Dreamstime
Agência Brasília

Apesar de o Governo do Distrito Federal (GDF) ter mantido o atendimento presencial na maioria dos serviços públicos, o momento é de ficar em casa e evitar expor-se ao novo coronavírus. Um cuidado primordial, que todos devem ter, para evitar que o sistema de saúde local entre em colapso, saturado pelo aumento no número de casos ativos e de internações decorrentes da Covid-19.

“Estamos em um momento complicado, tivemos um aumento significativo de incidência da doença no DF”, explica Lívia Pansera, infectologista do Hospital de Base e referência distrital da especialidade na Secretaria de Saúde. “Diminuir a circulação de pessoas pelas ruas é importante para que se diminua a incidência da Covid-19”.

Para facilitar a vida dos cidadãos e cidadãs brasilienses, listamos alguns serviços do GDF disponíveis por meio de plataformas digitais, acessíveis 24 horas por dia e sem a necessidade de atendimento presencial ou deslocamento pela cidade.

Aplicativo e-GDF

Aplicativo do Governo do Distrito Federal (GDF) para oferecer ao cidadão uma central de serviços oferecidos pelos diversos órgãos, de forma centralizada e integrada. Nele, pode-se consultar serviços de assistência social, ensino público e ouvidoria, entre outros. O app está disponível no Google Play e na App Store.

Ouvidoria GDF

Site do Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal para registro de elogios, sugestões, solicitações, reclamações ou denúncias. Por meio de cadastro, é possível acompanhar o andamento de cada manifestação protocolada.

Agência Digital da CEB

Por meio de sua agência digital, a Companhia Energética de Brasília (CEB) disponibiliza serviços como segunda via de conta, pedido de religação, registro de ocorrência de falta de energia e histórico de consumo, entre outros.

Autoatendimento da Caesb

Por meio de um canal de autoatendimento, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) disponibiliza serviços como segunda via de conta, parcelamento de débitos, registro de ocorrência de falta de água, histórico de consumo, pedido de religação, entre outros. Além do site, a Caesb também possui aplicativo, disponível no Google Play e na App Store.

Detran Digital

Lançada em 2020, a plataforma do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) reúne serviços como consulta de débitos do veículo, agendamento de serviços, transferência de propriedade de veículos, emissão de CRLV-e, entre outros. O Detran Digital também possui aplicativo, disponível no Google Play e na App Store.

Aplicativo EconomiaDF

Aplicativo da Secretaria de Economia oferece ao contribuinte uma central de serviços, como consultas a débitos de IPVA e IPTU, checagem de notas fiscais eletrônicas do DF, emissão de boletos bancários (DAR), entre outros. O app está disponível no Google Play e na App Store.

Delegacia Eletrônica

Vinculado à Polícia Civil do DF, o serviço traz mais comodidade aos cidadãos e cidadãs para formalizar e acompanhar ocorrências policiais registráveis pela internet, tais como violência doméstica contra mulher, perturbações, acidente de trânsito sem vítima, ofensas, ameaças, furtos, maus-tratos a animais, entre outras.

O sistema de defesa agropecuária online foi disponibilizado pela Secretaria de Agricultura para que os produtores rurais possam usufruir de serviços sem a necessidade de deslocamento, tais como declaração de vacinação contra febre aftosa e raiva, ajuste de rebanho, emissão de Guia de trânsito animal (e-GTA), entre outros

Rolê Cultural

O Rolê Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa criada para, por meio de vídeos, mostrar alguns dos museus e complexos espalhados pelo DF.

Atualizado em 03/03/2021 – 09:27.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade