Curta nossa página

Destinos superlocais

Confira os lugares para onde os Brasileiros mais viajaram na pandemia

Publicado

Foto/Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Embora dois terços dos brasileiros tenham dito que se sentiriam desconfortáveis em viajar a menos que houvesse uma vacina, o final de 2020 foi marcado por algumas viagens a regiões brasileiras. Com o relaxamento das medidas de quarentena e a recuperação gradativa do turismo, os viajantes já pensam nisso há muito tempo e já procuram o próximo destino.



Em primeiro lugar, o consenso da indústria do turismo é que, nos momentos iniciais de recuperação, os viajantes priorizaram destinos no Brasil. As razões para essa escolha são muitas: pandemia, desemprego, aumento das moedas estrangeiras e restrições à entrada de brasileiros em outros países agravaram a crise financeira, o que tornou os planos de viagens internacionais mais incertos e arriscados.

Pensando nisso, separamos os 3 principais destinos que os turistas brasileiros escolheram durante a pandemia. Ficou interessado? Então confira agora mesmo!

Região Nordeste

Entre os lugares preferidos dos brasileiros em 2020, a região Nordeste teve um bom desempenho. Em outubro do ano passado, 7 dos 10 destinos mais procurados pelos viajantes estavam no Nordeste: Fortaleza em primeiro lugar, seguida por Maceió e Recife, Natal, Salvador, Porto Seguro e João Pessoa.

Outra cidade do Nordeste bastante procurada foi Aracaju. A capital sergipana também é uma tendência para esse ano de 2021. Durante a pandemia, entre abril a outubro de 2020, a demanda aumentou em 35% e o preço médio caiu 32% em relação ao final do ano passado.

Praias de São Paulo e Rio de Janeiro

É importante destacar que os destinos de praias são os destinos mais procurados e vão além do Nordeste. As pesquisas no Brasil, no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro aumentaram bastante durante a pandemia, principalmente no Airbnb.

Um levantamento dessa plataforma destacou 15 cidades do país em 2020, das quais foram escolhidos pelos turistas os seguintes destinos litorâneos de SP e RJ: Angra dos Reis, São Sebastião, Ubatuba, Búzios e Paraty.

Essa tendência também foi percebida na pesquisa de reservas: na última semana de agosto, Rio de Janeiro e Ubatuba foram, respectivamente, o segundo e o quarto destinos mais procurados do Brasil. Guarujá, Ilhabela e Búzios também estão entre os dez primeiros.

Interior paulista

Uma pesquisa da Booking também indicou que os turistas brasileiros mostraram preferência pelo interior do Estado de São Paulo. Por exemplo, Campos do Jordão era o destino mais procurado pelos brasileiros no final de agosto.

Na comparação com o mesmo período de 2019, a região se destaca entre as cidades que mais crescem em volume de pesquisas: além de Campos do Jordão, Socorro, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí continuam crescendo.

No Airbnb, os locais mais remotos e a opção de estar perto da natureza também são importantes porque a demanda por casas de campo está aumentando. De acordo com a plataforma, os viajantes priorizam destinos “superlocais” em cidades a 300 quilômetros do centro da cidade para dirigir e ficar longe de aglomerados urbanos.

Atualizado em 04/02/2021 – 07:57.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana