Comércio cresce 5,45% em março, a 1ª alta do ano, diz Fecomércio

As vendas do comércio no Distrito Federal cresceram 5,44% em março, em comparação com fevereiro, segundo pesquisa do Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio). Foi a primeira alta do setor em 2015. No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas caíram 9,65%.
Os aumentos nas vendas em mercados e mercearias (12,58%), floriculturas (12,57%) e lojas de utilidades domésticas (9,73%) foram os que mais contribuíram para o registro positivo. Segundo a pesquisa, apenas três segmentos do comércio não registraram alta: livraria e papelaria (-6,37%), material de construção (-3,11%) e tecidos (-1,30%).
O setor de serviços registrou alta de 5,48% em março. A pesquisa aponta melhor desempenho dos segmentos de autoescola (17,8%), aluguel de artigos para festa (14,76%) e ensino de idiomas (9,89%). Em queda apareceram os segmentos de clínicas de estética (-14,93%) e agências de viagem (-2,01%).
Para o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o aumento não deve ser comemorado com muito entusiasmo. “Apesar da boa notícia do resultado positivo em março, o valor deve ser analisado com cautela, pois não foi o suficiente para recuperação deste primeiro trimestre de 2015. Será necessária muita atenção nos próximos meses para saber se existe ou não uma tendência de recuperação.”
O levantamento mostrou que o cartão de crédito foi o meio de pagamento favorito, responsável por 45,48% dos pagamentos no comércio e 39,79% no setor de serviços. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente. Foram consultadas 900 empresas em março.

-
Prevenção é o melhor caminho
Estilo de vida aumenta risco de AVC entre jovens, alerta Saúde do DF
-
Águas Claras
Feira de intercâmbio chega a Brasília com presença de escolas internacionais
-
Transporte público
Mulheres com medida protetiva no DF terão acesso ao Passe Livre
-
Maio Laranja
Sejus-DF intensifica combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes
-
Até 9 de junho
Inscrições abertas para o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
-
Jovens de 15 a 19 anos
Secretaria de Saúde envia mensagens para incentivar vacinação contra HPV
-
Até 17 de julho
GDF inicia Campanha do Agasalho Solidário 2025; veja onde doar
-
Acumulou, de novo!
Mega-Sena 2860 pode pagar prêmio de R$ 38 milhões nesta quinta-feira (8)