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Comerciantes aprovam efeitos de ação para revitalizar a Rodoviária do Plano Piloto

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Desde o início da semana, o entra e sai no restaurante de Délio Alves, de 57 anos, aumentou e muito. Não foram só os clientes que voltaram a frequentar o estabelecimento no mezanino da Rodoviária do Plano Piloto. Muitos comerciantes passaram a visitar o empresário — que também é presidente da Associação dos Lojistas Pioneiros de Brasília — para comentar o quanto o movimento em suas lojas melhorou nos últimos dias. Desde 1º de dezembro, 12 órgãos do governo de Brasília trabalham de forma integrada para organizar e revitalizar o terminal e arredores.

Segundo Alves, as vendas tinham diminuído 50% há alguns anos, desde que a presença de ambulantes cresceu na rodoviária. Depois do início da operação Natal Legal, o faturamento normalizou. “Muita gente não estava conseguindo nem pagar a taxa para manter a banca”, conta. “Agora estamos conseguindo honrar nossos compromissos e não convivemos mais com concorrência desleal.”

O trabalho ostensivo, que segue até 4 de janeiro, vai muito além do combate ao comércio de ambulantes. Os órgãos envolvidos também coíbem transporte pirata e tráfico de drogas, fazem atendimento social a moradores de rua e atuam na reestruturação do espaço físico. Desde que a operação começou, foram recuperadas 56 vagas de estacionamentos, 20 placas de sinalização e pintadas sete faixas de pedestre. Parte dos meios-fios já recebeu pintura nova e agora o governo estuda quando trocará a iluminação.

Outros benefícios
O administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco, destaca outros benefícios para quem circula com frequência pelo terminal e convive diariamente com a estrutura. Os banheiros passaram por uma limpeza meticulosa e as escadas rolantes não apresentaram mais problemas para funcionar. Ambos os espaços muitas vezes eram danificados por quem passa pela rodoviária. “Olhando no mapa, essa área está no coração da cidade, precisamos cuidar.” Cerca de 700 mil pessoas transitam diariamente pela rodoviária.

Mesmo com o fim da operação em janeiro, a iniciativa para conservar a rodoviária e as adjacências limpas e organizadas continuará. A ideia é cada órgão definir qual será o contingente mantido no lugar para que o objetivo seja alcançado. Parte do espaço receberá também atividades culturais, com artistas do DF. A primeira, de um coral, será ainda neste mês. “Estamos procurando quem queira se apresentar sem custos para o governo”, informa Pacco.

Trabalho ostensivo
A operação Natal Legal reúne diariamente média de 30 veículos e cem servidores dos 12 órgãos envolvidos. A quantidade já chegou ao pico de cerca de 70 automóveis e 250 funcionários. Além desse efetivo, ficam estacionadas bases móveis da Polícia Militar, da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e do Corpo de Bombeiros Militar, por exemplo. Os locais abrangidos são a Rodoviária do Plano Piloto, a Estação Rodoviária do Entorno, o Touring e redondezas.

A operação ocorre das 5 às 22 horas e é coordenada pela Subchefia da Ordem Pública e Social, da Casa Militar. Os outros órgãos envolvidos são: Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF); Polícia Militar; Agefis; Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Administração do Plano Piloto; Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle, da Secretaria de Mobilidade; Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); Corpo de Bombeiros Militar; e administração da Rodoviária do Plano Piloto. Os gestores reúnem-se semanalmente para avaliação.

Regularização
No dia 1º, o administrador do Plano Piloto recebeu ambulantes que ocupavam a passagem entre o Setor de Diversões Sul, mais conhecido como Conic, e o centro comercial próximo à rodoviária. O governo estuda formas de regularizar a situação desses vendedores.

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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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