Curta nossa página

Cidades

CLDF oficializa e regulamenta o programa Câmara em Movimento

Redação
José Coury Neto

O programa de realização de sessões itinerantes da Câmara legislativa, conhecido como Câmara em Movimento, acaba de ser instituído oficialmente no âmbito da Poder Legislativo do Distrito Federal. O Ato da Mesa Diretora nº 89/2017, que oficializa e regulamenta o programa, foi publicado no Diário da Câmara Legislativa (DCL) desta quinta-feira (9).

De acordo com o documento, o Câmara em Movimento compreende a realização de sessões itinerantes e sessões temáticas nas diversas regiões administrativas do DF, como o objetivo de ampliar o alcance e a efetividade dos mandatos parlamentares, bem como de criar oportunidades para a aproximação entre a Câmara Legislativa do DF e a realidade vivida pela população brasiliense.

O Câmara em Movimento foi lançado no início da atual legislatura, mas, em abril deste ano, ganhou um novo formato, que compreende três fases. A primeira delas, se dá antes das sessões itinerantes, quando são realizados encontros prévios, sob a forma de oficinas, com os líderes comunitários de diversos setores com o objetivo de tornar os trabalhos legislativos mais proveitosas. Em seguida, durante as sessões itinerantes, os líderes comunitários defendem as prioridades que são discutidas e votadas pelos deputados distritais. A terceira fase acontece após a realização das sessões itinerantes, com o acompanhamento da realização das demandas prioritárias por uma equipe técnica da Câmara Legislativa, com duração de seis meses. Nessa fase, os técnicos da CLDF verificam os desdobramentos das dez prioridades destacadas pela comunidade. O objetivo é alcançar a realização efetiva de 60% das demandas prioritárias.

“A dinâmica desses debates itinerantes permite a discussão de problemas in loco, ampliando o diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade, com os deputados se deslocando e indo ao encontro das pessoas e dos representantes dos movimentos populares para ouvir as suas considerações e sugestões para melhor aplicação dos recursos públicos”, observa o presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT).

Edições – Dentro do novo formato, inaugurado em abril deste ano, o projeto Câmara em Movimento já passou por sete regiões administrativas, entre elas: Estrutural, Vicente Pires, Taguatinga, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Paranoá.

No próximo dia 23 de novembro, a Câmara Legislativa realiza sessão itinerante no Cruzeiro, na sede da escola de samba da Aruc, a partir das 15h. A oficina preparatória com as lideranças comunitárias daquela região administrativa foi realizada no dia 28 de outubro último. O encontro foi conduzido por técnicos da Escola do Legislativo (Elegis) na biblioteca da cidade, com a participação de dezenas de representantes da comunidade local.

Entre as demandas prioritárias definidas pela população do Cruzeiro estão, por exemplo, a revitalização do espaço cultural já existente, melhoria na captação de águas pluviais, reformas de escolas públicas e de quadres esportivas, obras para a melhoria da captação de águas pluviais, construção de um CRAS, ampliação e reorganização da Feira Permanente do Cruzeiro, e realização de parceria do governo com a Aruc para possibilitar a construção de uma piscina para idosos.

Antes de iniciar o processo de definição das prioridades, os participantes receberam noções sobre o funcionamento da Câmara, orçamento público e participação social no processo legislativo, com ênfase nas maneiras como a comunidade pode participar não só da elaboração da Lei Orçamentária, como também nos demais processos legislativos. Os moradores também receberam orientações sobre os conteúdos disponibilizados no site da Casa.

O presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), esteve presente e ressaltou a importância do Orçamento para o alcance das demandas. Segundo ele, não existe projeto sem orçamento. Para ele, todo planejamento nas cidades, tem que contar também com a previsão orçamentária.

“O Orçamento precisa ser participativo. A Lei Orçamentária Anual de 2018 está para ser definida e precisamos trabalhar juntos com a população”, ressaltou o presidente da CLDF. Ele explicou que cada um dos 24 distritais vai poder apresentar até 50 emendas ao Orçamento do próximo ano, no valor total de R$ 18,8 milhões. Salientou, contudo, que o governo geralmente consegue executar aproximadamente 30% das emendas parlamentares, ou seja, até R$ 6 milhões. Em razão disso, de acordo com Valle, é muito importante que a comunidade também se mobilize para pressionar o governo.

Continuar lendo
Publicidade
Comments

Cidades

Oktober Extra: mais de 80 rótulos de cervejas até 30% OFF

Redação

em

Publicado por

Pixabay

Com inspiração na festa alemã, Oktoberfest, o Extra realiza, até o dia 24 de outubro, a primeira edição do Oktober Extra, o maior festival de cervejas do país com descontos de até 30% em mais de 80 rótulos nacionais e importados, além de comidas e outros produtos alusivos à celebração. As oportunidades são válidas para todas as lojas Extra Hiper, Supermercados Extra e Mercado Extra.

Além das ofertas em loja, os clientes cadastrados no Clube Extra, o programa de fidelidade gratuito da rede, poderão ativar no app descontos adicionais em diferentes estilos de cerveja como Weiss, Dunkel, Lager, Witibier, entre outros. A cada três dias, serão ofertados rótulos de diferente estilos com a promoção “Leve 10, Pague 6”, exclusivo para os clientes Clube Extra.

E como toda grande festa merece um celebração especial, o Extra terá ainda uma cerveja exclusiva para a data com um dos estilos da bebida mais comuns na festa alemã, o Marzen. A Marzen Oktober Extra foi produzida em parceria com a cervejaria artesanal Blondine e conta com um aroma suave e maltado, espuma densa e textura cremosa em uma cerveja de baixa fermentação. Além das cervejas especiais, os clientes da rede encontrarão durante a Oktober Extra produtos alemães típicos como linguiças, salsichas e salsichões, além de saborosos pratos para acompanhar a festa preparados pela seção de Rotisserie das lojas. Outros itens que também estarão com preços promocionais são petiscos e salgadinhos, produtos para churrasco e as seções de Bazar, Padaria e Confeitaria.

“O festival Oktober do Extra é mais uma ação que estamos impulsionando em nossas lojas para promover uma grande festa para nossos consumidores. A ação vai contar com produtos variados, alusivos à festa alemã, com descontos muito atrativos. Dessa maneira, o Extra convida seus consumidores a conhecerem novos rótulos e sabores de uma grande paixão nacional que é a cerveja”, detalha Christiane Cruz, Diretora de Marketing do Extra.

O Extra negociou antecipadamente com os seus fornecedores para garantir a adesão da indústria neste novo festival de celebração, garantindo inclusive degustações de algumas das principais marcas de cervejas nacionais e internacionais nas lojas. Para comunicar a novidade, o Extra fará mídia massiva em TV aberta, anúncios de jornal, forte comunicação digital, revista exclusiva, além de uma grande novidade com ação exclusiva em um dos quadros do reality show A Fazenda, da TV Record. Além disso, todas as unidades Extra Hiper, Supermercados Extra e Mercado Extra entrarão no clima de festa da Oktober, com peças exclusivas decorando as lojas e através de painéis tematizados com o tema para que os clientes possam tirar fotos e compartilhar a divertida experiência.

Continuar lendo

Cidades

BRB abre inscrições para curso de educação financeira

Redação

em

Publicado por

Reprodução/Google Imagens

O Banco de Brasília abriu inscrições para a última turma de educação financeira deste ano. O curso ocorrerá de 5 a 7 de novembro, das 18h45 às 21h45, na Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Instituição, na 410/411 Sul.  Durante os três dias serão abordados os seguintes temas: “O que fazer para ter uma vida financeira equilibrada?”, “Planejamento Financeiro – Onde quero chegar?” e “Investimento Financeiro – Projetando o Futuro”.

As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail [email protected]. É necessário enviar o nome completo, para posterior emissão do certificado, e o telefone para contato. A confirmação da inscrição será feita também por e-mail.

Em 2018 foram oferecidos seis cursos e que atenderam, ao todo, 2.750 pessoas. Desde 2012, quando o projeto teve início, 35.387 pessoas já participaram das palestras e dos cursos. “Ficamos muito satisfeitos com o crescimento do projeto. A procura constante das pessoas pelo curso nos faz acreditar que os conhecimentos repassados têm realmente ajudado as pessoas a reorganizarem sua vida financeira”, destacou a gerente de desenvolvimento de pessoas do BRB, Karoline Cunha.

Continuar lendo

Cidades

Extra e Pão de Açúcar abrem 350 vagas de emprego em Brasília

Redação

em

Publicado por

Ana Lícia Menezes

O Extra e o Pão de Açúcar, bandeiras do GPA, estão com 350 vagas em Brasília. São 300 vagas para operador de loja e 50 para jovem aprendiz.

Para se candidatar às vagas de operador de loja, os interessados devem ter ensino fundamental completo e mais de 18 anos. Além de salário compatível com o mercado, os funcionários vão receber seguro de vida, assistência médica, assistência odontológica, extensão da licença maternidade, enxoval do bebê, cartão da mamãe, refeição no local de trabalho, vale alimentação, vale transporte, cartão multicheque e cooperativa de crédito.

Já os candidatos às vagas de Jovem Aprendiz devem estar cursando ou ter completado o ensino médio, e ter entre 18 e 23 anos. Além do salário, o profissional irá receber seguro de vida, assistência médica, refeição no local de trabalho e vale transporte. Não é necessário ter experiência anterior na área.

Para se candidatar é necessário acessar o site www.gpabr.com/vagas e clicar em “Veja nossas vagas”. Depois o interessado deve pesquisar pelo código “MUOPE1445535 – Operador de loja – Minas, DF, GO, MT, MS” ou “Aprendiz Operador” (de acordo com a vaga pretendida), selecionar a região escolhida e clicar em “Cadastrar-se e candidatar-se”. É importante que o interessado fique atento ao e-mail, pois todo contato com o candidato será feito por ele.

Conheça as vagas

Operador de loja

Oportunidade para trabalhar como operador de Caixa, Repositor de Mercadorias ou Atendente de balcão, em setores como Açougue, Frios, FLV, Peixaria, Padaria, Confeitaria e Rotisserie. As principais atividades exercidas são de atendimento ao cliente, recebimento e reposição de produtos, precificação e organização da loja.

Salário + Benefícios (Seguro de Vida, Assistência Médica, Assistência Odontológica, Extensão da Licença Maternidade, Enxoval do Bebê, Cartão da Mamãe, Refeição no local de trabalho, Vale Alimentação, Vale Transporte, Cartão Multicheque, Cooperativa de Crédito).

Escala de trabalho: 6X1 Horário: período tarde/noite (com início a partir das 14h ou 15h).

Aprendiz operador

Atendimento ao cliente, abertura e fechamento de caixa, abastecimento e precificação de mercadorias, conferência de validade, limpeza e organização do setor, devolução de produtos nas gôndolas.

Salário + Benefícios (Seguro de Vida, Assistência Médica, Refeição no local de trabalho, Vale Transporte).

Escala de trabalho: CIEE 10hs às 16hs ou 14hs às 20hs – Sexta, Sábado, Domingo e Segunda ou Terça, Quarta, Sábado e Domingo (escala varia de acordo com a Bandeira – irá trabalhar no Extra ou Pão de Açúcar). Além de um dia de curso na instituição.

Continuar lendo
Brasília, 16 de outubro de 2018

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana