Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Dias 25 e 26 de maio

CineCosplay homenageia o Dia do Orgulho Nerd, no Pier 21

Publicado

Foto/Imagem: Élvio Mário de Pádua


Concurso de cosplay, feira geek, apresentações musicais e uma programação voltada para a cultura. Após três edições de sucesso, a capital federal receberá a 4ª edição do CineCosplay. Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd – celebrado em 25/05 -, o evento vai ocupar desta vez o shopping Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2) nos dias 25 e 26 de maio, sexta-feira e sábado, das 14h às 22h.

A programação será intensa. O momento é de se vestir como seu personagem preferido. Pelos corredores do shopping, além de se deparar com os cosplayers, o público poderá comprar camisetas personalizadas, quadros de personagens, objetos, adereços, quadrinhos, animes e filmes. Além de prestigiar o trabalho de quadrinistas locais no Artist’s Alley. Há, ainda, uma exposição com cosplays.

No sábado (26/05), acontecerá o tradicional concurso. Cerca de 30 participantes com cosplay de algum personagem de um filme irão desfilar e se apresentar num palco montado no shopping. Eles serão julgados por uma equipe de jurados da Central Cosplay e do site Cine61 – Cinema Fora do Comum, ambos produtores do evento. A premiação para o primeiro colocado será de R$ 500 e brindes. O segundo e terceiro lugar também serão presenteados com surpresinhas. Este ano, os vale-compras serão da gelateria Stonia Ice Creamland, Donburi Cozinha Nikkei e Espaço Haru. O troféu para o primeiro lugar, elaborado especialmente para o evento, é uma cortesia da Treco. Menores de 12 anos não podem participar do concurso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.centralcosplay.com. O regulamento também está disponível no site www.cine61.com.br.

A programação não se restringe ao concurso. Outra grande atração do evento é a empresa Jukebox Club, com artistas que vão dançar e cantar para o público trilhas de filmes também no sábado, a partir das 16h. Há também um bate-papo sobre o espetáculo Um Reles Potter. A peça esteve em cartaz na cidade e homenageou o bruxinho mais famoso do mundo: Harry Potter. Uma boa pedida para se aprofundar na história do personagem.

E como o cinema não podia estar de fora, no sábado, a partir das 15h, está marcado o bate-papo Cine61 apresenta: Quadrinhos e cinema, com Saulo Cruz. O fotógrafo e ilustrador mostrará storyboards e como cenas de filmes foram pensadas antes da filmagem.

O CineCosplay é promovido e produzido pelo site Cine61 – Cinema Fora do Comum e pela Central Cosplay. Idealizado pelo jornalista Michel Toronaga, responsável pela plataforma de cinema, e pelo publicitário Gustavo Almeida, coordenador da Central Cosplay, o evento existe desde 2011 com o intuito de mesclar duas culturas que se entrelaçam. “Eu e Michel quisemos juntar o cinema com os cosplayers. Até mesmo porque o cinema está ligado ao mundo geek. Então, porque não fazer disto uma ação conjunta? Foi assim que nasceu o CineCosplay”, coloca Gustavo. “O cosplay é uma forma dos fãs homenagearem seus personagens favoritos. O CineCosplay ofecere uma experiência mágica para o público. É como se os personagens da ficção se tornassem de carne e osso”, completa Toronaga.

De 2011 para cá, a edição ganhou fôlego. Em julho do ano passado era esperado um público de 50 pessoas na Fnac. No entanto, mais de 200 pessoas passaram para conferir o o concurso. “Este ano vai ser a maior edição do evento, trazendo boa parte dos cosplayers da cidade”, adianta Laís de Oliveira, administradora da Central Cosplay.

Quem não tiver roupa de cosplay poderá se vestir por lá. Haverá adereços e roupas de personagens para o público usar, entrar no clima seus personagens amados da cultura pop e do cinema. As fotos serão disponibilizadas gratuitamente na internet. No sábado, o Cine61 também distribuirá brindes e cortesias de cinema durante todo o evento em brincadeiras e desafios comandados por Miron de Lelis, mestre de cerimônias do site.

Publicidade

De graça

Inscrições para a oficina Design em Rede continuam até o dia 20 de junho

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Reprodução/Raruti

A oficina Design em Rede continua com inscrições gratuitas para a sua 1ª edição, até o dia 20 de junho. O projeto acontece de forma on-line entre os dias 22 de junho e 27 de julho. Ao longo de seis semanas serão disponibilizados 10 vídeos com bate papos mediados pela designer Cristiane Dias com designers brasilienses ou que desenvolvem suas criações no Distrito Federal, além de professores e pesquisadores da área. Os vídeos podem ser acessados de forma gratuita pelo YouTube da Raruti Comunicação e Design, empresa que desde 2004 trabalha em projetos ligados à economia criativa. Para inscrever-se, clique aqui.

A iniciativa é viabilizada pelo FAC/DF e se propõe a fortalecer e ampliar a rede do design no DF, fomentando o mercado da economia criativa e trazendo os temas da criação, produção e comercialização de produtos por meio de encontros virtuais com especialistas em áreas interdisciplinares como antropologia do consumo, patrimônio cultural, inovação, mercado e sustentabilidade. É voltada a pessoas interessadas em design, artesanato, arte e cultura.

Entre os convidados estão Alessandra Mourão, arquiteta e empresária da Moou_BsB, Edson Coutinho, especialista em tendências, Eduardo Borém, músico e designer, Flavia Amadeu, empresária e designer de Joias Orgânicas, Evandro Perotto, professor do curso de design da UnB, Frederico Hudson, professor do IFB campus Samambaia, Hugo Costa Gripa, designer e pesquisador sobre Antropologia do Consumo, Marco Aurélio Lobo Junior, professor de design gráfico do IESB e Raquel Chaves, designer e idealizadora do Mapa Design Brasília.

Continuar lendo

Participe

Mestres da Torre: projeto oferece oficinas on-line e gratuitas de artesanato

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

A Feira de Artesanato da Torre de TV de Brasília está com um projeto super bacana, apresentado pelas suas artesãs, intitulado Mestres da Torre, com oficinas on-line, utilizando artesanato com matérias primas naturais, que são produzidas por esses artistas.

As artesãs contam um pouco das suas histórias e ensinam, por meio de vídeos no canal, a confeccionar lindas peças que podem servir para decoração, presentear pessoas queridas, e até mesmo para vender, tornando-se uma nova fonte de renda.

Segundo o diretor e idealizador do projeto, Rubens Aguilar, o objetivo é incentivar a valorização do patrimônio cultural da nossa cidade.

Interessados podem participar gratuitamente das Oficinas, se inscrevendo no YouTube/feiradatorredetv. Os vídeos ficarão disponíveis por um ano no canal. O trabalho dos artesãos também pode ser acompanhado pelo Instagram.

Oficinas disponíveis

– Oficina fibras naturais
Artesã Joana Maria
Cestos de Palha

– Oficina arranjos com flores do cerrado
Artesã Lira Nascimento
Flores do Cerrado Desidratadas

– Artigos de capim dourado
Artesã Maria de Lourdes
Decoração e bijuteria com capim dourado

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2021 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense