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Centro de Trauma do HBDF atendeu 6,9 mil pacientes em seis meses

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Quase sete mil atendimentos em seis meses. Foi este o saldo do Centro de Trauma do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) entre janeiro e junho deste ano. A unidade é referência para casos mais graves, como traumatismo cranioencefálico e politraumatismo.

Um dos grandes diferenciais da unidade é a parceria, desde 2011, entre o HBDF e o Samu. “A gente sabe que a primeira hora do atendimento ao paciente de trauma é fundamental para sua sobrevida. Diante disso, colocamos o que chamamos de time de trauma, onde uma equipe está pronta, esperando a chegada do paciente traumatizado”, detalha o diretor de Atenção à Saúde da unidade, Rodrigo Caselli. Ele explica que, diante de um caso, Samu e Corpo de Bombeiros já entram em contato com a unidade e a equipe se prepara.

Cerca de 60 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem do Samu, fazem parte da equipe. Médicos do pronto-socorro do Hospital de Base fazem o atendimento, de forma integrada. Laryssa Lopes é uma das integrantes da equipe. “Aqui temos um lema: juntos somos mais fortes. Com esse comprometimento da equipe, fica mais fácil fazer o atendimento”, ressalta.

CASOS – A maioria dos atendimentos no Centro de Trauma é para a sala amarela, ou seja, aqueles de menor gravidade. A média é de 30 pacientes por dia. Na sala vermelha, o número é bem menor: 5 pessoas diariamente.

“No geral, a maioria dos casos atendidos nas duas salas é de acidentes de trânsito e queda de própria altura. Mas, olhando os atendimentos na sala vermelha, a maioria é de vítimas de violência, com prevalência de perfuração por arma branca ou arma de fogo”, detalha Caselli.

Atendido na unidade após um acidente de trânsito, o servidor público Adilson Batista teve alta e foi só elogios ao tratamento recebido. “Tive um mal súbito enquanto dirigia a caminho do trabalho e acabei colidindo com um poste. Com dores na coluna, vim para o hospital trazido pelo Corpo de Bombeiros e fui muito bem recepcionado pela equipe do Samu”, disse.

Durante o primeiro semestre de 2016, dados detalhados mais recentes da sala vermelha do Centro de Traumas, 425 pacientes atendidos foram vítimas de colisão de automóveis e 125 sofreram perfuração por arma branca e de fogo.

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Dia D da Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (21)

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Andre Borges/Agência Brasília

A Secretaria de Saúde realiza, neste sábado, 21 de julho, o Dia D da Vacinação Antirrábica na Candangolândia. A vacina será distribuída das 9h às 17h, na Administração Regional (Rua dos Transportes AE nº 01) e na Escola das Bandeiras (EQR 02/04, AE 07).

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Segunda cota do IPTU começa a vencer nesta segunda (16)

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AVB

A partir desta segunda-feira (16), começa a vencer a segunda cota do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Urbana (TLP) do exercício de 2018, a começar pelos imóveis com inscrições final 1 e 2 até 9, 0 e X a ser pagos em 20 de julho.

Os contribuintes que não receberam ou que perderam o boleto conseguem obter uma segunda via no portal da Secretaria de Fazenda. O documento também pode ser emitido em um dos postos do Na Hora, nas lojas do BRB Conveniência ou nas agências da Receita do DF.

Cálculo do IPTU/TLP

O IPTU é calculado multiplicando a respectiva alíquota sobre o valor venal da propriedade (estimativa de preço de mercado). São observadas as faixas percentuais praticadas no DF conforme o tipo de uso do imóvel:

  • De 0,3% para casas e apartamentos usados exclusivamente como moradia
  • De 1% para comércios ou terrenos com alvará de construção
  • De 3%, para terrenos (com áreas vazias) ou bens demolidos

Aplicação dos recursos

Os recursos arrecadados com o IPTU podem ser usados pelo Executivo para qualquer finalidade, como pagamento de salários de servidores, pavimentação de ruas e reformas de equipamentos públicos.

Já a TLP é uma verba vinculada e deve ser revertida exclusivamente para projetos que envolvam serviços de limpeza pública.

Quem não paga o imposto corre o risco de ter o imóvel penhorado (apreensão judicial) e de ter o nome inscrito em dívida ativa do DF.

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Aeroporto de Brasília faz ação promocional no estacionamento

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Publicado por

Nathália Lauxen

Depois de passar por reforma no acesso e melhoria da sinalização, o estacionamento do Aeroporto de Brasília oferece promoção para os motoristas e os descontos podem passar de 50%. A redução nos preços beneficia os clientes que utilizam o estacionamento por hora, dia ou mês.

A promoção tem validade até 31 de agosto de 2018, e é exclusiva para quem comprar o bilhete pelo site do Aeroporto. Os preços são variados e as maiores reduções são para o estacionamento B, localizado no bolsão externo do Terminal.

Com os descontos, o passageiro paga R$ 9,90 por 1h de permanência e R$ 29,90 pela primeira diária, valores 30% inferiores ao pago presencialmente nos quiosques. A maior diminuição vale para o passageiro que deixar o carro de 4 dias a um mês, com preço único de R$ 139,90, desconto que chega a 58% do valor regular.

A promoção, a melhoria da sinalização e do acesso do usuário até o terminal fazem parte do trabalho do Aeroporto para melhorar o conforto dos passageiros. “Nas pesquisas realizadas com usuários, as maiores queixas são relacionadas a localização das estações de pagamento, sinalização, o acesso ao terminal e o preço. Escutamos nossos passageiros e estamos nos esforçando para aperfeiçoar o espaço. Já melhoramos a sinalização e a circulação, instalamos quiosques de autoatendimento em locais mais cômodos, e estamos dando a opção para o passageiro pagar um valor mais baixo”, comenta Ian Joels, head of real estate da Inframerica. “A promoção é pontual, mas estudamos maneiras para permanecer de forma mais duradoura com os preços reduzidos, especialmente para o estacionamento B”, acrescenta Joels.

O executivo lembra que a compra online deve ser feita antecipadamente, antes do passageiro chegar ao Terminal aéreo. “Todos que vão ao aeroporto têm um horário, seja para buscar alguém ou pegar um voo. Assim como o passageiro compra sua passagem aérea previamente ele pode adquirir também o estacionamento com esta antecedência e ganhar o desconto”, informa.

Para a Estapar, empresa que administra o estacionamento do Aeroporto de Brasília, este é um modelo praticado em outros terminais aéreos do país e que oferece maior praticidade e conveniência ao cliente, além do benefício dos descontos. “A compra online é segura, rápida, fácil e mais barata. Acreditamos que futuramente esse será o modelo de compra de todo passageiro”, afirma André Iasi, CEO da Estapar.

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Brasília, 22 de julho de 2018

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