CCBB recebe a 14ª Mostra do Filme Livre até 27 de abril
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe até o dia 27 de abril, a 14ª edição da Mostra do Filme Livre (MFL), com a exibição de 258 produções independentes do cinema nacional. A programação pode ser vista gratuitamente até o dia 27 de abril. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do CCBB.
A mostra traz filmes de longa, médias e curta metragens. Um dos destaques é a produção “Ressurgentes – um filme de ação direta” da cineasta brasiliense e professora da Universidade de Brasília (UnB) Dácia Ibiapina. O filme será exibido ao público na próxima segunda (13). Após a sessão, a cineasta realiza debate com o público.
Segundo a organização, o objetivo da mostra é valorizar e evidenciar a força da produção independente. A programação completa pode ser conferida na página da mostra na internet.
Antes de chegar a Brasília, a Mostra do Filme Livre passou pelo CCBB do Rio de Janeiro. Depois da capital, o festival segue para São Paulo (29 de abril a 25 de maio) e Belo Horizonte (3 a 22 de junho), que estreia neste ano no circuito.
No DF, acontece a sessão “Curta Brasília”, que inclui as produções locais “Crônicas de uma cidade inventada”, de Luisa Caetano; “Meio fio”, de Denise Vieira; “Cabeça, tronco, rodas”, de Thiago Zacarias Amâncio, e “Desova”, de Algodão Choque.
A mostra também presta homenagem ao cineasta paulista Maurice Capovilla, considerado pelo meio audiovisual como pioneiro do “cinema verdade” no Brasil. O diretor foi responsável por filmes como “Bebel, garota propaganda” (1968) e “O profeta da fome” (1970), estrelado por José Mujica, o Zé do Caixão.
Em 2015, Capovilla lança a produção “Nervos de aço”, que conta a história do sambista gaúcho Lupicínio Rodrigues. A produção é estrelada pelo ator e músico Arrigo Barnabé e será exibida no MLF.
A Mostra do Filme Livre é considerada um dos mais abrangentes festivais do cinema brasileiro. A programação é dividida em várias sessões temáticas, como a “Mostrinha Livre”, voltada para as crianças, e a tradicional “Trash”, com produções de diretores que são destaque no gênero, como Petter Baiestorf, Joel Caetano e Rodrigo Aragão.
Para a edição de 2015 foram selecionados 67 filmes do Rio de Janeiro, 43 de São Paulo, 18 do Ceará e 14 da Bahia. O DF tem 7 produções na mostra. Participam ainda Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco (com 10 filmes cada), Santa Catarina (8), Paraná e Paraíba (5), Maranhão e Alagoas (2), Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul (1).
“Em 13 edições, nosso público foi de 55 mil pessoas, que viram mais de 3 mil filmes, entre curtas, médias e longas de todos os formatos e gêneros. Em 2014 o Circuito de Cineclubes da MFL chegou a 25 cidades, com público de 2.300 pessoas. Em 2015 vamos repetir esta ação”, diz Gabriel Sanna, que assina a curadoria ao lado de Marcelo Ikeda, Chico Serra, Guiwhi Santos, Christian Caselli e Ricardo Mansur.
Segundo a organização, o objetivo da mostra é valorizar e evidenciar a força da produção independente. A programação completa pode ser conferida no site da mostra.
14ª Mostra do Filme Livre
Local: Centro Cultural Bando do Brasil
Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22
Data: de 8 a 27 de abril
Entrada gratuita
A partir de 11/12
Transporte coletivo do DF: pagamento agora, somente por meio eletrônico
Com a inclusão de mais 295 linhas no sistema digital, a partir da próxima quarta-feira (11) todas as linhas urbanas do transporte público coletivo do DF passam a receber o pagamento de passagens somente por meio eletrônico. Os usuários devem ficar atentos, porque dentro dos ônibus não será possível pagar a tarifa com dinheiro em espécie. Ao todo, são 931 linhas que atendem todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo dos usuários entenderem as regras e escolher seu modo preferido de pagar a passagem”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. Ele lembra que o sistema 100% digital começou a ser implantado em 1º de julho, com apenas 52 linhas (5,65% do total).
“Fomos ampliando aos poucos, inserindo as linhas onde o pagamento em espécie foi reduzindo. Ao todo, foram cinco ampliações e hoje o sistema registra um pequeno percentual de pagamento em dinheiro. Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital e podemos inserir todas as linhas restantes”, avaliou o secretário.
Dados do sistema de bilhetagem automática do DF apontam a migração do pagamento em espécie para os meios digitais. Entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em dinheiro na catraca caiu de 29% para 7,4% do total de acessos. O meio mais usado pelos passageiros é o cartão Mobilidade, com 49,2% dos pagamentos e depois o Vale-transporte, com 32,3% do total. Os cartões bancários são usados em 11% dos acessos e somente 0,03% dos embarques ocorrem com uso de bilhete avulso.
Com o sistema 100% digital, para acessar qualquer linha de ônibus do DF, os passageiros não podem mais pagar com dinheiro em espécie. Deverão utilizar cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-transporte) ou bilhete avulso (QR Code). Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários poderão pagar também por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas.
Fazendo o pagamento com Vale-transporte ou cartão Mobilidade, o usuário tem o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas pagando o valor máximo de R$ 5,50. Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.
Os passageiros que preferem pagar em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete é unitário, vendido no mesmo valor da tarifa da linha que o passageiro vai acessar e não permite a integração com outras linhas de ônibus nem acesso ao metrô.
O BRB mantém pontos de comercialização em 148 locais, onde é possível adquirir o bilhete avulso e fazer recarga do cartão Mobilidade. O passageiro também pode recarregar o cartão por meio de Pix no aplicativo BRB Mobilidade, ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô.
O atendimento é feito ainda nos postos de conveniência do BRB, localizados em áreas comerciais de grande circulação das cidades satélites e do Plano Piloto. Quem ainda não possui o cartão, pode se dirigir a um dos 70 pontos que oferecem o serviço, incluindo as unidades do Na Hora em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo.
BRBCARD
BRB bate recorde em operações com cartão de crédito na Black Friday
A Black Friday agitou os consumidores no último final de semana. Entre os dias 29 de novembro e 1º deste mês, o BRB registrou alta de 13,69% no volume de compras realizadas com seus cartões de crédito, em comparação com a mesma data comercial do ano passado, atingindo R$ 114,7 milhões em movimentação financeira.
O dado considera as compras realizadas com cartões de crédito no e-commerce e em lojas físicas. O segmento que mais se destacou foi o de materiais de construção, com uma alta de 61,1%, seguido pelas agências de viagens e turismo, que apresentaram quase 50% de crescimento. Somente na sexta-feira (29/11), foram movimentados R$ 55,6 milhões, o que representa um aumento de 10,5% em relação à Black Friday do ano passado.
“Este marco representa a confiança dos clientes do BRB em nossos serviços e na eficácia das nossas soluções de pagamento, o que beneficia o crescimento econômico como um todo. Continuaremos oferecendo a melhor experiência, inovando e trazendo mais facilidades e opções para os nossos clientes”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
O crescimento também ocorreu nas maquininhas do BRBPay. O volume total de pagamentos (TPV) no período foi de R$ 4,8 milhões, um crescimento de 46,81%. Só na sexta-feira, o TPV foi de R$ 2,35 milhões, ou seja, houve um incremento de 104% em relação a 2023. O segmento de bares e restaurantes foi o que mais se destacou.
Novo app BRBCARD
Na última semana, a BRBCARD disponibilizou uma atualização de seu aplicativo, com interface renovada e ainda mais integrada ao Super App BRB. A nova versão da plataforma tem como principal objetivo facilitar a navegação e centralizar todos os produtos e serviços de cartões de crédito em um único ambiente digital.
O programa de relacionamento dos cartões de crédito também passou a ser totalmente integrado. Os pontos acumulados podem ser acessados e utilizados diretamente no marketplace, sem a necessidade de navegar por outras plataformas, o que torna o processo mais ágil.
Além disso, os cartões adicionais agora possuem acesso independente ao app, o que proporcionará uma experiência personalizada aos titulares dos cartões, que aproveitarão as funcionalidades de forma individualizada.
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