Curta nossa página

Casos de dengue caem 34,3% no Distrito Federal em relação ao ano passado

Publicado

Foto/Imagem:


Desde janeiro, a Secretaria de Saúde registrou 11.826 suspeitas de dengue em moradores do Distrito Federal até segunda-feira (23), 34,3% a menos que no mesmo período do ano passado, quando foram notificados 18 mil. Quanto a casos confirmados, foram 9.409 em 2015 contra 11.962 em 2014, uma redução de 21,34%. Os números corroboram o que diz o Levantamento Rápido Amostral de Índice de Infestação do Aedes aegypti, lançado nesta semana pelo Ministério da Saúde, segundo o qual Brasília é uma das 10 capitais brasileiras onde o resultado é satisfatório.

O levantamento foi feito entre outubro e novembro de 2015 e mostra dados de até o dia 16. No País, o número de casos prováveis quase triplicou: de 555.462 no ano passado para 1.534.932 neste ano. Brasília fica bem atrás de estados onde o aumento da incidência da doença é considerável. Em Pernambuco, registraram-se 901,1 casos para cada 100 mil habitantes em 2015, face a 99,9 em 2014. Em Goiânia: 2.314,8 contra 1.341,8. A incidência na capital federal baixou de 404 para 323,3.

Plano de ação
Os números são positivos, mas podem ser melhorados, segundo o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, da Secretaria de Saúde, Ailton Domicio. As diretorias da Subsecretaria de Vigilância à Saúde da pasta trabalham na conclusão do plano de ação de enfrentamento à doença que será adotado até meados de 2016. A ideia é diminuir ainda mais os focos do mosquito transmissor desse e de outros dois males — a febre chikungunya e a zika.

O objetivo do documento é organizar as formas de assistência aos possíveis casos e planejar ações de combate ao vetor, além de definir metas de mobilização social. “Tínhamos um plano construído em janeiro com a ajuda do Corpo de Bombeiros e estamos trabalhando para aprimorar o conteúdo”, explica. “A gente avalia e corrige o que for necessário. Ele é dinâmico.”

Parte do que está descrito no material preparado pela subsecretaria — que deve ser concluído até o fim da semana que vem, mas ainda não tem data precisa para ser apresentado — foi colocada em prática. Exemplos são reuniões específicas com a população. Equipes da secretaria se encontrarão ainda nesta semana com síndicos de condomínios de Sobradinho para instruí-los sobre cuidados que devem ser tomados. Escoteiros e estudantes do DF também são vistos como parceiros e multiplicadores de ações de combate à dengue.

Avaliação
As regiões prioritárias nas ações de mobilização e combate são escolhidas com base no trabalho de um grupo técnico. “Toda terça-feira, a equipe analisa áreas de risco e define o itinerário das atuações”, resume Domicio. Segundo ele, são levados em conta dados como casos notificados e até rumores de cada local.

O trabalho do grupo também foi de grande valia para definir os locais visitados pelos militares do Corpo de Bombeiros na segunda etapa da força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde o dia 16, quase 30 militares vistoriam casas no Itapoã. Depois, eles seguirão para outras regiões administrativas.

Baseada nas notificações, a equipe da Subsecretaria de Vigilância à Saúde ainda faz o chamado bloqueio de transmissão, que consiste em definir onde houve a transmissão e avaliar as medidas que precisam ser adotadas a partir do diagnóstico. É possível que haja bloqueio do lugar e uso de larvicida e fumacê ou manejo ambiental, por exemplo.

Veja a íntegra do levantamento publicado pelo Ministério da Saúde.

Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Atualizado em 30/11/2015 – 11:59.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nesta sexta (8) e no sábado (9)

Carreta do Na Hora leva serviços à comunidade da Cidade Estrutural

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Na Hora Mais Perto do Cidadão
Foto/Imagem: Divulgação/Sejus-DF

Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade da Cidade Estrutural na Unidade Móvel do Na Hora. A carreta estará na próxima sexta-feira (8), das 9h às 16h, e no sábado (9), das 9h às 12h, na administração regional da cidade.

A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran, INSS, Neoenergia, Procon, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e a Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão é a responsável pela administração e gerenciamento do serviço.

“Essa é uma grande oportunidade de resolver pendências do lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra em um mesmo local os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratizar os serviços. A Sejus trabalha para facilitar a vida da população do DF, com agilidade, conforto e com prioridade à cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Lançada em fevereiro de 2022, a Unidade Móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente aqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.

Atualizado em 07/11/2024 – 18:24.

Continuar lendo

De maio a outubro

GDF divulga calendário com datas de vencimentos do IPTU 2025

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
IPTU 2025 DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O GDF publicou portaria estabelecendo as datas de vencimento das parcelas do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) 2025. O calendário leva em conta o final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIMDF).

O IPTU e TLP poderão ser pagos em até seis parcelas, que englobarão ambos os tributos. Elas serão iguais e sucessivas, não podendo o valor de cada uma ser inferior a R$ 20. Caso a soma do valor do IPTU com o da TLP seja inferior a R$ 40, o pagamento deverá ser feito em cota única.

A portaria estabelece ainda eventual valor residual decorrente da divisão em parcelas será incorporado à última parcela.

IPTU TLP 2025 DF

Arte: Divulgação/Seec-DF

Atualizado em 06/11/2024 – 20:05.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense