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Sistema Eletrônico de Informações

Câmara Legislativa acaba com papel no trâmite de documentos

Publicado

CLDF - Câmara Legislativa do DF
Foto/Imagem: Silvio Abdon/CLDF
Victor Cesar Borges

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aderiu, integralmente, ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como plataforma de gestão de documentos. Os procedimentos antes feitos em papel poderão ser feitos apenas virtualmente. Além de gerar uma grande economia com a diminuição de gastos com papel, o uso do sistema visa a dinamizar e trazer maior segurança para os protocolos da CLDF.



Segundo o titular da Coordenadoria de Modernização e Informática (CMI), Marcelo Herbert de Lima, as funcionalidades do SEI, como o registro de ações feitas nele, trazem vantagens que o tornam mais confiável que o meio físico: “O mundo digital é muito mais seguro do que o analógico. Tudo é feito com o uso de senha, permitindo o rastreamento de todas as operações”, explicou. Além da transparência, outras vantagens são o aumento da produtividade e eficiência no trâmite de procedimentos, uma vez que, cada servidor só tem acesso aos documentos pertinentes à sua área de atuação e o compartilhamento de informações ocorre em tempo real.

O processo de implantação do SEI foi gradativo e começou em maio deste ano quando, por mediação do vice-presidente da Casa, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), foi assinado um acordo de cooperação com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), os desenvolvedores do programa, para instituí-lo como meio oficial de tramitação documental. Agora, com o processo finalizado, a CLDF se moderniza e se junta ao poder Executivo e Judiciário, que já haviam aderido ao SEI.

Atualizado em 03/11/2019 – 15:45.

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