Curta nossa página

Perigo

Brasília tem 562 casos de dengue confirmados em 2016, segundo Saúde

Publicado

Foto/Imagem:


O número de casos confirmados de dengue no Distrito Federal neste ano, segundo dados de informativo epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, chegou a 562 — destes, 75 são de moradores de outras unidades da Federação. As informações do boletim referem-se a até 25 de janeiro.

No comparativo da primeira semana do ano, a quantidade de confirmações de incidência da doença em residentes do DF (64) foi menor do que no mesmo período de 2015, com 72 casos. No acumulado de janeiro, porém, o acréscimo é de 153% — foram 192 confirmações em moradores de Brasília em 2015 ante 487 em 2016.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde, Tiago Coelho, reforça a necessidade de a população seguir ao lado do poder público no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “As ações que estamos fazendo só terão impacto com a mobilização social, além do controle químico, ambiental e até jurídico do governo”, afirma.

Estatísticas
Quatro regiões administrativas somam o maior número de casos confirmados no DF. Brazlândia, Ceilândia, Planaltina e São Sebastião respondem por 289 do total de 487 registros até 25 de janeiro. Em outras 12, houve redução: Asa Sul, Gama, Guará, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, Park Way, Sobradinho, Sobradinho II, Sudoeste-Octogonal e Vicente Pires.

Em Brazlândia, a Secretaria de Saúde identificou uma polarização na quantidade de registros. Até agora, foram identificadas 162 confirmações da doença. No mesmo período de 2015, registraram-se três casos. A situação é investigada pela pasta.

Entorno
O aumento de casos confirmados em pacientes que vivem no entorno do Distrito Federal, segundo Coelho, é notório: saltaram de 14 para 75 no mesmo período de janeiro de 2015 e de 2016 — acréscimo de 435,71% — e concentram-se nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Luziânia e Padre Bernardo.

Para discutir como este cenário afeta a todos e a importância de enfrentar em conjunto os vetores da doença, o governador Rodrigo Rollemberg convidou prefeitos de cidades do Entorno para uma reunião no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (28).

Zika e chikungunya
Em relação ao zika vírus, o boletim informa que, em 2016, há 23 notificações. O número de casos confirmados segue inalterado: são dois de moradores do DF e um de outra unidade da Federação. A chikungunya manteve-se estável em relação a 2015, com uma ocorrência confirmada.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abatimento no IPTU ou IPVA 2025

Prazo para indicações do Nota Legal é prorrogado até sexta-feira (24)

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Nota Legal
Foto/Imagem: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os contribuintes do Distrito Federal ganharam mais tempo para indicar os créditos do programa Nota Legal. O prazo, que inicialmente terminaria nesta segunda-feira (20), foi prorrogado até sexta (24), após relatos de congestionamento no sistema no último dia para as indicações. A Secretaria de Economia (Seec-DF) reforça que o sistema segue monitorado para evitar novos congestionamentos e garantir o atendimento aos contribuintes.

A medida tem como objetivo garantir que todos os participantes do programa tenham a oportunidade de utilizar seus créditos. “Identificamos um volume elevado de acessos no sistema ontem, o que acabou dificultando as indicações”, afirmou o secretário de Economia, Ney Ferraz. “Com a prorrogação, queremos assegurar que nenhum contribuinte seja prejudicado.”

Indicações

Os créditos do Nota Legal podem ser utilizados para abatimento no IPTU ou no IPVA de 2025. Para fazer a indicação, basta acessar o site oficial do programa e seguir as instruções.

Segundo o secretário-executivo de Fazenda, Anderson Roepke, até o momento, 268.309 contribuintes já fizeram a indicação. “A gente espera com esse prazo ter um crescimento no número de indicações, mas já temos mais de R$ 56,1 milhões indicados para abatimento em IPVA e outros R$ 26 milhões indicados para abatimento no IPTU”, detalhou.

O Nota Legal é um dos principais programas de incentivo fiscal do DF, oferecendo benefícios a consumidores que exigem a nota fiscal em suas compras. Mais informações e suporte podem ser obtidos diretamente no portal do programa ou nos canais de atendimento da Seec-DF.

CONTINUAR LENDO

Ainda dá tempo

Nota Legal: prazo para indicar créditos termina nesta segunda (20)

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

Os contribuintes do Distrito Federal têm até esta segunda-feira, 20 de janeiro, para indicarem os créditos do programa Nota Legal para abaterem os impostos de IPVA e IPTU relativos ao ano de 2025.

Em 2025, a indicação de créditos do programa Nota Legal começaram mais cedo. Segundo a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Secretaria de Economia (Seec-DF), Giovanna da Cruz Botelho, o principal motivo para a antecipação da data – antes a indicação dos créditos era entre os dias 4 e 31 de janeiro – foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.

“Era uma demanda dos próprios contribuintes, que reclamavam que o boleto chegava e não estava com o valor do abatimento. Com esse prazo, conseguimos fazer o casamento dos dados, gerar os boletos com os valores corretos e evitar divergência”, comenta. “Havia casos de pessoas que faziam o pagamento do boleto com o valor errado. Agora isso não vai mais acontecer”, complementa.

“Nesta época do ano, ajuda muito abater os créditos no IPVA e no IPTU. É uma ajuda que vem em bom momento. Além disso, ao pedir o CPF na nota, o contribuinte automaticamente está agindo como fiscal e colaborando para que esse tributo seja revertido para a própria população, para colocar em prática os direitos fundamentais. E, para ele, ainda há o bônus de conseguir esse crédito”, analisa a coordenadora.

Para fazer a indicação, o contribuinte deve acessar o Portal do Nota Legal, consultar o saldo de créditos e indicar o veículo ou o imóvel para abatimento do imposto. Para quem ainda não possui cadastro no Nota Legal, basta acessar o mesmo site e realizar a inscrição.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense