Brasília dá mais um passo para sediar o 8º Fórum Mundial da Água
O governo deu mais um passo para Brasília se tornar a capital mundial dos recursos hídricos, em 2018. Nesta terça-feira (7), o governador Rodrigo Rollemberg e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinaram o memorando de entendimento para a realização do 8º Fórum Mundial da Água. O documento define os objetivos e princípios para o planejamento do evento na cidade, assim como orienta a cooperação entre o Distrito Federal, o governo federal e o Conselho Mundial da Água, responsável pelo fórum desde a sua primeira edição, em 1997.
O fórum trará à cidade autoridades e especialistas em recursos hídricos de diversos países, que, por meio de suas experiências, deverão estabelecer trocas, parcerias e ações concretas para a melhoria da gestão da água e do saneamento. Outro objetivo é envolver e conscientizar legisladores, tomadores de decisão e a sociedade em geral em torno de soluções para os problemas de consumo e gestão da água no mundo.
O evento, que acontece de três em três anos, terá na edição brasileira a primeira no Hemisfério Sul. A sétima edição acontece este ano na Coreia do Sul, depois de já ter passado pelo Marrocos, Holanda, Japão, México, Turquia e França.
“Precisamos mudar o nosso paradigma em relação à água, cuidar das nossas fontes de abastecimento, evitar o desperdício e o desmatamento nas áreas de preservação permanente — o que faz parte de uma conscientização coletiva. Queremos aproveitar a realização do fórum para ampliar a mobilização em torno do uso racional da água”, ressaltou o governador Rodrigo Rollemberg.
Como brasiliense, a ministra do Meio Ambiente comemorou a escolha da capital como sede do 8º Fórum Mundial da Água. “Essa é também uma maneira de discutir meio ambiente e cidades sustentáveis numa outra perspectiva, proativa, e não só reativa, em face da crise que atravessa o sudeste brasileiro”, disse. Para Izabella Teixeira, é importante que os próximos anos sejam sirvam não só para preparar o evento, mas também para discutir o tema com agentes econômicos e sociais.
Autoridades
Participaram da cerimônia de assinatura do memorando o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles, e o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico de Brasília, Vinícus Benevides. Ambos estarão na 7ª edição do fórum, na Coreia do Sul, que acontece ainda este mês. Também estiveram na cerimônia o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, secretários e técnicos dos governos distrital e federal.
Atualizado em 07/04/2015 – 15:50.
-
Saúde Mais Perto do Cidadão
GDF leva atendimentos médicos gratuitos para a população de Samambaia
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2773 pode pagar prêmio de R$ 50 milhões nesta quinta-feira (12)
-
Acumulada
Concurso 2771 da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 33 milhões nesta sexta (6)
-
Painel de Monitoramento das Arboviroses
Brasil já registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
-
Setembro de 2024
Aneel reduz patamar de bandeira vermelha após erros de informações
-
Cuidados redobrados
DF está em alerta vermelho para baixa umidade e risco de incêndios florestais
-
Dias 7 e 8 de setembro
Brasília recebe retorno do Assados do Fred Parrilla de Rua, na 306 Sul
-
Experiência do hóspede
Golden Tulip investe em ioga, atividades de lazer e estrutura de ponta