Neste ano, cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários de veículos que não possuem isenção. Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Desde 1989
Batalhão escolar da PM reforça segurança dos estudantes do DF

O relógio marca 12h30. É hora de os alunos se aglomerarem na porta do Centro de Ensino Médio EIT (Cemeit), em Taguatinga, para aguardar o sinal que dá início as aulas do dia.
Na mesma hora, policiais do batalhão escolar chegam à escola em viaturas, com coletes reflexivos, rotolights cheias de luzes, despertando, assim, a atenção de todos.
A presença dos policiais tem como objetivo principal garantir a segurança de cerca de dois mil alunos do Cemeit na hora da entrada e saída das aulas. “Muitos estudantes estão dispersos, distraídos, olhando o celular e acabam se tornando vulneráveis”, diz o capitão da PM Newton de Araújo, um dos responsáveis pela ação.
As estudantes M.D, de 16 anos, e R.R, de 15 anos, conversam na porta da escola enquanto aguardam a entrada. Cursando o primeiro ano do ensino médio, M.D se sente mais protegida com a presença dos policiais. “Acho muito bom. Pessoas mal-intencionadas não vão conseguir entrar na escola para fazer coisas erradas”, observa.
R.R também é a favor da iniciativa. “Evita que sejamos roubados”, destaca. A satisfação com a presença do batalhão escolar também é comemorada pelos pais dos alunos. “Acho muito importante e de grande valor. Ficamos mais tranquilos sabendo que nossos filhos estão protegidos na escola”, diz um pai que não quis se identificar.
O vice-diretor do Cemeit, José Roberto Uchoa, conta que a região perto da escola tem muitos problemas, como prostituição e drogas. Ele acredita que a presença dos policiais inibe a prática de crimes. Segundo Uchoa, a iniciativa tem refletido também no comportamento dos alunos. “A escola melhorou muito, inclusive na questão disciplinar. Hoje temos bem menos problemas”, ponderou.
Operação Varredura
Também fazem parte das ações do batalhão escolar as inspeções dentro das salas de aula, quando solicitadas pela direção. Os policiais verificam todo o material escolar dos alunos, identificando e recolhendo objetos perfurantes ou ilícitos. Dependendo do que encontram, os alunos podem sofrer algum tipo de punição.
Após a revista, o capitão deixa uma mensagem de incentivo aos alunos: “Tenham o batalhão escolar como guardião e sintam-se à vontade para denunciar. Seu anonimato será mantido. Tenham sempre boa índole e disciplina. Não usem drogas. Respeitem seus pais, seus professores e se respeitem, por favor”.
Segurança pública escolar
O batalhão escolar da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pela segurança de colégios públicos e privados desde 1989, ano da sua criação. Foi a primeira unidade policial do Brasil especializada em segurança pública escolar, e hoje é referência em todo país.
O resultado positivo foi garantido graças às estratégias minuciosamente traçadas pela corporação. Gestão, tecnologia e inteligência são as principais linhas de desenvolvimento das ações, segundo o coronel Alexandre Lima Ferro, titular do Comando de Policiamento Escolar.
Foram selecionadas instituições de ensino com histórico de violência escolar e que exigem mais atenção por parte da polícia. “Conseguimos atender uma demanda maior em um tempo menor. Os policiais circulam em uma área identificada como prioritária, mas qualquer escola que identificar um problema pode acionar a viatura”, explica o coronel. Para chamar o batalhão escolar, basta ligar para o telefone: 3190-3765.

Formalizando a união
Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.
Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.
Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.
O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.
Como participar
Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.
Locais de inscrição
* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.
Documentação Necessária
Todos os casais devem apresentar:
* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.
Documentos adicionais
* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
Declaração de Hipossuficiência
Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.
Regras para testemunhas
As testemunhas também precisam apresentar:
* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).
Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.
Exercício 2025
Atenção, cidadão! Maio tem vencimento de parcelas do IPVA e início do IPTU

Contribuintes do Distrito Federal precisam ficar atentos. Maio é o primeiro mês com vencimento de parcelas tanto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
O IPVA começou a ser pago antes – as primeiras parcelas, ou a cota única para quem optou pelo pagamento à vista, venceram em fevereiro. O valor podia ser parcelado em até seis vezes, ou seja, até julho. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Em maio, o período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30.

Arte: Seec-DF
Já o IPTU 2025 começa a ser pago em maio. As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16.
Aqueles que optarem pelo pagamento à vista recebem 10% de desconto – desde que o imóvel não tenha débitos. Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. Para os que optarem por pagar em seis vezes, a parcela final vence em outubro.

Arte: Divulgação/Seec-DF
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Caderneta atualizada
Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes
-
Economia
Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano