Curta nossa página

Bancos de leite humano da rede pública são reconhecidos internacionalmente

Publicado

Foto/Imagem:


Os dez bancos de leite humano da rede pública de Brasília receberam a classificação de Padrão Ouro pelo Programa Internacional Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano. Além das unidades da Secretaria de Saúde, o Hospital Universitário de Brasília, administrado pelo governo federal, ganhou na categoria Prata, e três hospitais particulares também tiveram destaque — Hospital Anchieta, com o Padrão Ouro; Santa Lúcia, com o Prata; e o Hospital Brasília, com o Bronze. As premiações ocorreram em cerimônia no Palácio do Buriti, na tarde desta terça-feira (10).

De acordo com a coordenadora de aleitamento materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro, os bancos de leite do DF são exemplo para o Brasil. “Brasília se destaca entre as capitais do País como uma cidade autossuficiente em leite humano.” A rede atende todos os recém-nascidos com baixo peso que estiverem internados em maternidades.

Para a coordenadora dos bancos de leite da Secretaria de Saúde do DF, Miriam Santos, Brasília está à frente de outras cidades por causa do incentivo que a população recebe para doar. “Aqui, os bombeiros buscam em casa [ao serem acionados pelo telefone 160, opção 4].” A médica também destacou a Lei Distrital nº 5.374, de 2014, que obriga as maternidades a ter condições de atender a práticas de aleitamento materno, em especial em situações de risco do recém-nascido ou da mãe.

A colaboradora do governo Márcia Rollemberg participou do evento. Ela parabenizou os bancos de leite, o trabalho da secretaria e as doadoras. Márcia, que já fez doações, disse que o governo se esforça para fortalecer ainda mais os bancos da vida (leite, sangue e alimento). “Sempre estaremos aqui para articular, criar vínculo com as equipes e melhorar cada vez mais o serviço.”

Credenciamento
A classificação da rede pública ocorreu em setembro durante o 2º Fórum ABC — Fiocruz — Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano. Autoridades de 23 países conheceram as unidades da Secretaria de Saúde do DF e classificaram como Ouro o trabalho desenvolvido.

De acordo com a secretaria, o credenciamento avalia características de gerenciamento, de produção e o número de atendimentos em comparação com as demandas dos bancos de leite. A classificação é uma ação integrada da Coordenação-Geral da Saúde da Criança e de Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, e da Fundação Nacional da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.

Saúde do bebê
O leite materno é importante para o desenvolvimento da criança. No alimento, há presença de proteínas, de carboidratos e de gordura, e os anticorpos da mãe também são transferidos e protegem o bebê. A coordenadora Miriam Santos explicou que a mãe desenvolve mecanismos de defesa conforme o local. “Se ela vive em uma área com pouca higienização e insalubre, o organismo automaticamente desenvolve mecanismos para protegê-la, e isso é passado para o filho pela memória imunológica. A criança que é amamentada tem menos riscos e doenças.”

A secretária-adjunta da Secretaria de Saúde, Eliene Berg, ressaltou a importância do leite materno. De acordo com a médica, os nutrientes do alimento são insubstituíveis. “Ele é tão completo e rico que um bebê pode absorver 100% dele.”

Jade Abreu, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense