Curta nossa página

Todo dia mais barato!

Atacadão Dia a Dia lança ação para celebrar o Dia Mundial do Veganismo

Publicado

Atacadão Dia a Dia
Foto/Imagem: Divulgação


Com intuito de conscientizar a população sobre o consumo de produtos de origem animal, o Dia Mundial do Veganismo é celebrado, anualmente, em 1º de novembro. A data, neste ano, cairá na próxima segunda-feira. Em 2018, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estimou que 14% dos brasileiros se consideravam vegetarianos e estavam dispostos a escolher mais produtos veganos para o dia a dia.



Ciente da importância deste assunto, o e-commerce do Atacadão Dia a Dia lançará, na segunda-feira (1º), a Semana Vegana no site da empresa. A ação busca apresentar produtos veganos de diferentes categorias – desde os alimentos até cosméticos que são adeptos à causa.

O estilo de vida vegetariano e vegano tem se popularizado no Brasil. Entretanto, há diferenças entre os dois conceitos. Enquanto os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal, os veganos, além de não consumir, também não utilizam nada que tenha relação com os animais, como roupas e medicamentos.

De modo geral, os produtos não podem conter ingredientes derivados de animais e, também, não devem realizar testes em seres vivos. Além destes pontos, os veganos prezam pela sustentabilidade alimentar, incentivando uma produção mais consciente.

Omar de Faria, nutricionista parceiro do Atacadão Dia a Dia, esclarece que, no que diz respeito à alimentação, a dieta vegana possui vantagens. Entre elas, a alta presença de compostos antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras para a saúde. De acordo com o profissional, essa é uma das metodologias mais anti-inflamatórias para o corpo. Entretanto, apesar dos benefícios, é preciso ter atenção com cuidados extras com as refeições.

“Normalmente, alimentos fontes de vegetais podem ser pobres em proteína, o que gera déficit deste nutriente na rotina alimentar. Algumas vitaminas como a B12 e minerais como ferro, molibdênio, zinco, cobre, manganês e selênio podem ter, também, a sua absorção comprometida. Por isso, é importante monitorar os níveis destes minerais garantir que não haverá possíveis deficiências”, informa.

Segundo Omar, é possível apostar receitas variadas e criativas para manter a saúde em dia. A combinação de alimentos, feita a partir de vegetais, pode oferecer alto teor proteico para fortalecer o corpo do vegano. Macarrão de feijão, hambúrguer de leguminosas e diferentes tipos de grãos são alguns exemplos capazes de enriquecer a dieta.

Mito na alimentação vegana

Um dos mitos mais comentados socialmente, no que diz respeito à alimentação vegana (e vegetariana) envolve o desenvolvimento de anemia ao deixar de lado o consumo de carne. Contudo, de acordo com o nutricionista do Atacadão Dia a Dia, essa constatação não pode ser considerada um fato.

“Não podemos afirmar que a retirada da carne do cardápio pode gerar anemia. Apesar de ser uma ótima fonte de proteínas e minerais, podemos alcançar o consumo destes nutrientes com uma alimentação vegana, mas sempre com acompanhamento de um profissional para balancear a distribuição destes alimentos”, pontua.

Às pessoas que desejam aderia a esse estilo de vida, o conselho do nutricionista é modificar as refeições aos poucos. Desta forma, o organismo é capaz de se adaptar para equilibrar as necessidades energéticas.

“Qualquer pessoa pode ser vegana, mas é bom lembrar que cada indivíduo apresenta o seu metabolismo e as suas necessidades particulares. Muito vezes, um estilo de vida vegano pode não trazer as necessidades nutricionais necessárias”, destaca o profissional.

Atualizado em 29/10/2021 – 13:31.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana