Artistas poderão se apresentar gratuitamente em estações do metrô. Envie sua proposta
A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) receberá propostas para apresentações artísticas nas estações do sistema de transporte a partir desta segunda-feira (7). O projeto Cultura no Metrô permitirá que artistas locais ocupem gratuitamente áreas específicas dentro dos ambientes de circulação de passageiros. Pessoas físicas ou jurídicas interessadas devem enviar proposta escrita para a empresa do dia 15 ao dia 20 do mês anterior ao da apresentação e aguardar a avaliação da Assessoria de Comunicação Social, responsável pela aprovação ou recusa.
Serão aceitas apresentações musicais, teatrais e de dança, e mostras de artes visuais — com até dez dias de duração —, entre outros tipos de manifestações artísticas. Aquelas que tenham conteúdos ofensivo, antiético ou que denotem qualquer tipo de discriminação serão rejeitadas. Quem quiser se apresentar periodicamente terá de entregar planejamento de no máximo três eventos por semana, com duração de até três horas.
As propostas devem ser enviadas para o e-mail [email protected]. Servidores analisarão se elas estão adequadas ao espaço físico disponível. Plataformas de embarque e de desembarque e trens não poderão ser utilizados. Serão considerados critérios a segurança e a plena operação do sistema de transporte, além do interesse público e da qualidade técnica, artística e poética. O artista fica responsável pelo pagamento de tributos, taxas e encargos que incidirem sobre a atividade.
Exigências
No caso de exposições, as estruturas de sustentação das peças precisam ser em alumínio, madeira ou outro material resistente — e deverão ser posicionadas de modo que não atrapalhem a visualização de painéis informativos do sistema de transporte. A escolha dos espaços culturais será definida e alterada considerando-se as necessidades do Metrô-DF. Não será permitido usar vidros nem afixar material com parafuso, pregos ou fitas em paredes, pilastras e no piso.
Nem todos os locais de exposição ou de apresentação cultural terão pontos de eletricidade disponíveis o suficiente. Por isso, há a necessidade de incluir um projeto elétrico na proposta artística.
Para as atrações com som, o limite de altura é de 90 decibéis, de forma que não prejudique a operação do sistema, em especial as mensagens sonoras de segurança e os informativos. Os artistas devem ter o cuidado de prender com fita toda a fiação e, assim, garantir a segurança dos passageiros. Não será permitido vender produtos dentro das estações durante as apresentações, mas as doações espontâneas podem ser aceitas.
O Metrô-DF não se responsabiliza por furtos ou danos às peças ou aos equipamentos. A pessoa que fizer a proposta pode contratar por conta própria uma equipe de segurança 24 horas. Os agentes precisam estar uniformizados e desarmados.
Divulgação
A agenda do Cultura no Metrô será divulgada mensalmente na TV Minuto (canal de comunicação dentro dos trens), no site do Metrô-DF e no perfil da companhia no Facebook.
Acesse a íntegra das regras para apresentações culturais nas estações.
A partir de 11/12
Transporte coletivo do DF: pagamento agora, somente por meio eletrônico
Com a inclusão de mais 295 linhas no sistema digital, a partir da próxima quarta-feira (11) todas as linhas urbanas do transporte público coletivo do DF passam a receber o pagamento de passagens somente por meio eletrônico. Os usuários devem ficar atentos, porque dentro dos ônibus não será possível pagar a tarifa com dinheiro em espécie. Ao todo, são 931 linhas que atendem todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo dos usuários entenderem as regras e escolher seu modo preferido de pagar a passagem”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. Ele lembra que o sistema 100% digital começou a ser implantado em 1º de julho, com apenas 52 linhas (5,65% do total).
“Fomos ampliando aos poucos, inserindo as linhas onde o pagamento em espécie foi reduzindo. Ao todo, foram cinco ampliações e hoje o sistema registra um pequeno percentual de pagamento em dinheiro. Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital e podemos inserir todas as linhas restantes”, avaliou o secretário.
Dados do sistema de bilhetagem automática do DF apontam a migração do pagamento em espécie para os meios digitais. Entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em dinheiro na catraca caiu de 29% para 7,4% do total de acessos. O meio mais usado pelos passageiros é o cartão Mobilidade, com 49,2% dos pagamentos e depois o Vale-transporte, com 32,3% do total. Os cartões bancários são usados em 11% dos acessos e somente 0,03% dos embarques ocorrem com uso de bilhete avulso.
Com o sistema 100% digital, para acessar qualquer linha de ônibus do DF, os passageiros não podem mais pagar com dinheiro em espécie. Deverão utilizar cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-transporte) ou bilhete avulso (QR Code). Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários poderão pagar também por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas.
Fazendo o pagamento com Vale-transporte ou cartão Mobilidade, o usuário tem o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas pagando o valor máximo de R$ 5,50. Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.
Os passageiros que preferem pagar em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete é unitário, vendido no mesmo valor da tarifa da linha que o passageiro vai acessar e não permite a integração com outras linhas de ônibus nem acesso ao metrô.
O BRB mantém pontos de comercialização em 148 locais, onde é possível adquirir o bilhete avulso e fazer recarga do cartão Mobilidade. O passageiro também pode recarregar o cartão por meio de Pix no aplicativo BRB Mobilidade, ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô.
O atendimento é feito ainda nos postos de conveniência do BRB, localizados em áreas comerciais de grande circulação das cidades satélites e do Plano Piloto. Quem ainda não possui o cartão, pode se dirigir a um dos 70 pontos que oferecem o serviço, incluindo as unidades do Na Hora em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo.
BRBCARD
BRB bate recorde em operações com cartão de crédito na Black Friday
A Black Friday agitou os consumidores no último final de semana. Entre os dias 29 de novembro e 1º deste mês, o BRB registrou alta de 13,69% no volume de compras realizadas com seus cartões de crédito, em comparação com a mesma data comercial do ano passado, atingindo R$ 114,7 milhões em movimentação financeira.
O dado considera as compras realizadas com cartões de crédito no e-commerce e em lojas físicas. O segmento que mais se destacou foi o de materiais de construção, com uma alta de 61,1%, seguido pelas agências de viagens e turismo, que apresentaram quase 50% de crescimento. Somente na sexta-feira (29/11), foram movimentados R$ 55,6 milhões, o que representa um aumento de 10,5% em relação à Black Friday do ano passado.
“Este marco representa a confiança dos clientes do BRB em nossos serviços e na eficácia das nossas soluções de pagamento, o que beneficia o crescimento econômico como um todo. Continuaremos oferecendo a melhor experiência, inovando e trazendo mais facilidades e opções para os nossos clientes”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
O crescimento também ocorreu nas maquininhas do BRBPay. O volume total de pagamentos (TPV) no período foi de R$ 4,8 milhões, um crescimento de 46,81%. Só na sexta-feira, o TPV foi de R$ 2,35 milhões, ou seja, houve um incremento de 104% em relação a 2023. O segmento de bares e restaurantes foi o que mais se destacou.
Novo app BRBCARD
Na última semana, a BRBCARD disponibilizou uma atualização de seu aplicativo, com interface renovada e ainda mais integrada ao Super App BRB. A nova versão da plataforma tem como principal objetivo facilitar a navegação e centralizar todos os produtos e serviços de cartões de crédito em um único ambiente digital.
O programa de relacionamento dos cartões de crédito também passou a ser totalmente integrado. Os pontos acumulados podem ser acessados e utilizados diretamente no marketplace, sem a necessidade de navegar por outras plataformas, o que torna o processo mais ágil.
Além disso, os cartões adicionais agora possuem acesso independente ao app, o que proporcionará uma experiência personalizada aos titulares dos cartões, que aproveitarão as funcionalidades de forma individualizada.
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