Cidades

Antecipação da 2ª dose de vacinas começa neste fim de semana no Distrito Federal

em

Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Com o avanço do contágio pela variante delta no Distrito Federal, o GDF decidiu pela antecipação da 2ª dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, contra a Covid-19, para o público em geral.

Pessoas que deveriam receber a aplicação da 2ª dose até 6 de agosto, podem comparecer aos postos de saúde, a partir deste fim de semana. Segundo a Secretaria de Saúde, a redução do intervalo respeita prazos previstos em bula.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29), pelo chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Antecipação da 2ª dose

De acordo com Gustavo Rocha, todos os postos de saúde funcionarão exclusivamente para aplicação da segunda dose durante este fim de semana. Para receber atendimento, público deve comprovar no cartão de vacinação a data prevista para receber a segunda dose.

O Distrito Federal já registrou 45 casos confirmados da variante delta.

Aumento nas internações

Durante a coletiva, Gustavo Rocha alertou para o aumento de 30% nas internações entre pessoas de 30 a 39 anos nos últimos sete dias.

“Em todas faixas etárias houve queda na ocupação [de leitos]. A única que teve aumento foi a faixa etária de 30 a 39 anos”, destacou Rocha.

“Essa é uma faixa etária que as pessoas estão mais na rua, as pessoas que mais vão para a balada e é importante mostrar que essas pessoas estão sendo contaminadas e estão sendo internadas”, alertou o secretário.

Segunda dose

De acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a aplicação da segunda dose da vacina entre as pessoas de 70 anos ou mais aumentou de 78% no último dia 25 para 103% até esta quinta-feira (29). O mesmo aconteceu com a faixa etária de 60 a 64 anos: apenas 50% desse público estava imunizado com a segunda dose há quatro dias e o percentual subiu para 70% atualmente.

“Estamos conseguindo sensibilizar as pessoas sobre a importância da segunda dose”, comemorou. De segunda (26) a quarta-feira (28) foram aplicadas 40.970 vacinas como segunda dose e 5.522 de primeira.

O secretário acredita que as 43 mil doses destinadas para o mutirão de vacinação para as pessoas com 35 anos ou mais chegarão ao fim nesta sexta-feira (30). Dessa forma, já que uma nova remessa de vacinas só chega ao DF na próxima semana, o final de semana será destinado para a aplicação de segunda dose. A vacinação continua no sábado (31), com 14 postos, e domingo (1º), com dez postos. Até o final de agosto, a Secretaria de Saúde pretende aplicar 290 mil vacinas só para segunda dose.

2 Comments




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile